Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-05-2009

Recuperação da Orla da Praia Central prevista para junho
No próximo verão, a população de Marataízes e região e os turistas terão à disposição toda a orla...
Recuperação da Orla da Praia Central prevista para junho
Foto: www.jornalolitoral.com

No próximo verão, a população de Marataízes e região e os turistas terão à disposição toda a orla da praia central devidamente recuperada.

"Teremos de volta o título de Pérola Capixaba", orgulha-se o Prefeito Jander Nunes Vidal.
Isto porque as obras de recuperação da praia central de Marataízes, orçadas em R$ 41,5 milhões, serão iniciadas em junho deste ano.
A empresa vencedora da licitação, a CONSÓRCIO CONTRACTOR ROHDE NIELSEM, tem 360 dias para concluir os trabalhos.

O projeto foi elaborado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), que baseou-se em estudos das situações pretéritas, climas de ondas, correntes marítimas, transportes de sedimentos, intensidade de maré e direção de ondas.

Tais dados permitiram a modelagem matemática que indicaram a solução para evitar a erosão. A recuperação prevê a construção de quebra-mares, estruturas em que não poderão ser instaladas edificações fixas.
Apenas estruturas leves para as pessoas contemplarem o entardecer ou para pescar, por exemplo.
As estruturas são compostas por camadas com dimensões diferentes: a externa denominada carapaça, que recebe o impacto direto das ondas incidentes; a intermediária, denominada sub-carapaça; e a massa central, denominada de núcleo.

Enrocamento
As estruturas de enrocamento terão a finalidade principal de retenção das areias que serão depositadas nos compartimentos definidos entre as obras de enrocamento desde o Espigão Sul até o Espigão Norte.

Vale ressaltar que uma estrutura marítima de enrocamento é constituída por camadas de pedras previamente selecionadas. Dragas especiais retirarão areia do fundo do mar e bombearão para a praia.

    Fonte: www.jornalolitoral.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir