Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 05-06-2009

Avaliação põe Airbus A330 em xeque
Em testes, modelo de avião do voo 447 da apresentou fissuras nas asas.
Avaliação põe Airbus A330 em xeque
Foto: G1

Uma das muitas avaliações a que os aviões são submetidos colocou a estrutura do Airbus A330 em xeque.

Durante testes de fadiga, fissuras apareceram nas asas, próximo aos pontos onde ela se aproxima da fuselagem. Elas podem comprometer toda a estrutura do avião.

Por isso, a Agência Europeia de Aviação determinou, em dezembro de 2008, que praticamente todos os modelos do Airbus A330 passassem por uma inspeção e, se necessário, por reparos. No caso do A330-200, que caiu esta semana, os aviões devem ser submetidos a essa análise antes de completar 14.100 ciclos ou antes de atingir 60.600 horas de voo.

A Agência Americana de Aviação adotou a mesma regulamentação. E determinou que, a partir de 12 de junho, qualquer avião do tipo que for comprado por uma companhia americana terá de passar por uma análise estrutural antes de começar a ser usado.

Mas especialistas destacam que não existem muitos aviões no mundo nessa situação de risco estrutural. De acordo com eles, as fissuras só começam a aparecer nos modelos mais antigos, com muitas horas de voo. E destacam: dificilmente, o acidente com o Airbus da Air France, no Atlântico, teria sido provocado por essas fissuras.

De acordo com a Air France, o Airbus acidentado tinha 2.500 acionamentos de motores e decolagens e aproximadamente 18.800 horas de voo. Com quatro anos de uso, o avião tinha menos de um terço do tempo de voo estimado para o aparecimento dos problemas estruturais.

Avaliação põe Airbus A330 em xeque
Em testes, modelo de avião do voo 447 da apresentou fissuras nas asas.
Mas especialistas descartam que isso possa ter causado o acidente.

Fonte:

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Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir