Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-07-2009

Programa de COMERCIALIZAÇíO DA AGRICULTURA FAMILIAR da CONAB
ITAPEMIRIM avança no programa de COMERCIALIZAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR da CONAB
Programa de COMERCIALIZAÇíO DA AGRICULTURA FAMILIAR  da CONAB
Foto: INCAPER


Nesta segunda feira, 6 de julho , Itapemirim foi o anfitrião da reunião da Companhia Nacional de Abastecimento - CONAB – que tratou da Comercialização da Agricultura Familiar, especificamente do Programa de Aquisição de Alimentos- PAA e também da Medida Provisória 455,onde esta estabelecido que os municípios terão que adquirir no mínimo 30% dos alimentos da merenda escolar de agricultores familiares do Município.

Participaram da reunião representante dos municípios de Itapemirim, Marataizes, Piúma, Rio Novo. Presentes vice- prefeita de Marataizes, vereadores, presidentes de associações de agricultores familiares, Chefe do CMDR do Incaper, Gilson Tófano e técnicos do Incaper de todos os municípios ali representados. A reunião foi organizada pela Secretaria Municipal e Pesca na pessoa do Secretário Jose Mauro Salles e contou com os secretários de Pesca, Agricultura, Educação, Ação Social, Serviços Públicos e Saúde.

O Escritório Local de Desenvolvimento Rural de Itapemirim partiu para a ação imediata.
A economista domestica Ercilia Bueno Bassani reuniu ontem, dia 7 de junho na comunidade de Fazenda Velha com a Associação de Bom Será, Associação de Desenvolvimento Comunitário de Fazenda Velha, de Retiro e de Santo Amaro, às 19 horas quando elaboraram a estratégia de envolvimento das comunidades no PAA através de um Diagnostico Rápido Participativo. Foi montada uma agenda para reuniões nas comunidades das referidas associações, diz Ercilia "devemos pensar nos instrumentos que contribuam para a melhoria da qualidade de vida do agricultor familiar, partindo do pressuposto que este processo que estamos é um processo com enfoque participativo. Os beneficiários coletivos (aqui as associações) passa, portanto, pelo autoconhecimento do indivíduo, entendimento da realidade que o circunda e identificação dos problemas e potencialidades locais". Com a utilização de ferramentas metodológicas participativas estaremos tendo o retrato das potencialidades de fornecimento de alimento ao PAA, da implantação de agroindústrias de pequeno porte e de projetos básicos com custeio do PRONAF MULHER, PRONAF JOVEM E PRONAF AGROINDÚSTRIA.

Ressalta ainda Ercilia que "desta forma estaremos estimulando o empoderamento do agricultor familiar, contribuindo para o seu crescimento econômico, social e cultural.

O município de Itapemirim tem na prefeita Norma Ayub a maior estimuladora dessas ações com o envolvimento das Secretarias de Pesca, Agricultura, Educação, Ação Social, Serviços Públicos e Saúde, como também o Incaper através do seu escritório Local de ITAPEMIRIM.

A primeira reunião coletiva com a utilização de ferramentas participativas será dia 20 , as 19 h junto a associação de BOM SERÁ.

    Fonte: INCAPER
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir