Categoria Politica  Noticia Atualizada em 17-07-2009

Mutirão da Cidadania Leva Melhorias ao Interior de Itapemirim
Dando prosseguimento ao projeto “Mutirão da Cidadania”, a equipe de servidores das Secretarias Municipais...
Mutirão da Cidadania Leva Melhorias ao Interior de Itapemirim
Foto: Secretaria Municipal de Comunicação Social PMI

Dando prosseguimento ao projeto "Mutirão da Cidadania", a equipe de servidores das Secretarias Municipais, coordenada pelo Secretário de Transportes Mauro Sá, chegou à região do Frade onde foi recepcionada pela comunidade na manhã do último dia 06, segunda – feira.

O ponto de encontro foi na quadra de esportes local. Grande número de moradores compareceu. A terceira região é compreendida pelas localidades do Frade, Itapecoá, Sapucaia, Ilha do Gato, Ilha do Leandro, Pedrinhos, Luanda, Buraca, Santa Rita e Nossa Senhora das Graças.

A Prefeita Municipal Norma Ayub Alves fez questão de estar presente em mais esta frente de trabalho para mostrar a preocupação de sua equipe de governo em priorizar o interior neste ano de 2009.

"Quero parabenizar a união desta comunidade, a participação de todos que são parceiros para o crescimento local", informou também a Chefe do Executivo.

A Prefeita Municipal disse ainda que o objetivo deste primeiro encontro entre A comunidade e os secretários foi diagnosticar os problemas e buscar soluções para os mesmos, lembrando que nada será feito fora da lei, e mais, que o período de campanha eleitoral passou e todos os moradores e aqueles que foram candidatos a vereador no pleito de 2008 devem se unir em prol da comunidade.

O coordenador do "Mutirão da Cidadania" Mauro Sá informou que serão realizados na região serviços de patrolamento, aterro, ensaibramento e demais serviços reivindicados pelos produtores rurais.

Mauro Sá relacionou o equipamento da frota: Dez basculantes, cinco patróis, cinco pás carregadeiras, duas retro – escavadeiras.

"Além deste maquinário, o PRONAF também disponibiliza equipamentos para atender a demanda dos produtores rurais, devendo os mesmos manterem contato com a Secretaria de Agricultura", informou.

DESCOBRINDO TALENTOS

Durante a manhã de mutirão, muitos assuntos foram abordados, dentre eles, a arte confeccionada pelas moradoras locais que buscam abrir espaço no mercado. Dentre elas a bordadeira Santa D. Lopes que há mais de trinta anos transforma linha e pano em peças artesanais.

Da área da saúde para as miçangas, a agente de Saúde Ana Eliza trança colares e borda sandálias para ajudar no orçamento doméstico.

"Além de apoiar o produtor de café e banana da região do Frade, pretendemos, também, mostrar o talento destas mulheres que, além de ajudarem os maridos no trabalho braçal, encontram tempo para demonstrar sua aptidão para as artes. Este trabalho será exposto o mais rápido possível em Itapemirim", informou a Prefeita.

MUNICÍPIO É MAPEADO EM CINCO REGIÕES:
RETROSPECTIVA:

PRIMEIRA REGIíO:

O projeto "Mutirão da Cidadania" teve início com o objetivo de mapear o município em cinco regiões e atender às necessidades daqueles que estão mais distantes da sede e, consequentemente, não têm acesso com maior freqüência ao gabinete da Prefeita.
A primeira região atendida pela equipe foi a de Brejo Grande l. Nesta primeira etapa foram atendidas as seguintes comunidades: Campo Acima, Vila, Graúna, Calafate, Campo Novo, Brejo Grande do Norte, Santa Rita, Rio Muqui Pedra e Garrafão.
Durante, aproximadamente quinze dias, homens e máquinas trabalharam diuturnamente para recuperar estradas vicinais, valas, limpar ruas, melhorar a iluminação pública, dentre outros serviços.


SEGUNDA REGIíO:

Concluídos os trabalhos da primeira etapa do Mutirão, a frente de trabalho avançou para as localidades de Córrego do Ouro, Paineiras, Garrafão, Piabanha do Sul, Caxeta, Ouvidor, Assentamento Nova safra I/II, Fazenda Pinheiro, Ouvidor e Coqueiro.

A informação do coordenador do mutirão é que, somente será considerada tarefa só será considerada quando estiver terminado o trabalho nas cinco regiões mapeadas.
"A determinação da Prefeita Municipal é atender, permanente, na mesma seqüência as prioridades das cinco regiões e após a conclusão dos trabalhos os serviços de manutenção dos mesmos".

    Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação Social de Itapemirim
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir