Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-07-2009

Reciclando Vida pega fogo
Um incêndio supostamente criminoso atingiu o galpão do Projeto de Coleta Seletiva Reciclando Vida
Reciclando Vida pega fogo
Foto: Arquivo Maratimba.com

Reciclando Vida pega fogo e suspeita é de incêndio criminoso

Um incêndio supostamente criminoso atingiu o galpão do Projeto de Coleta Seletiva Reciclando Vida, coordenado pela Prefeitura de Castelo.

O incêndio começou na madrugada de domingo, dia 19, por volta de 1h00, e até as 15 horas de segunda-feira, dia 20, 38 horas após o início do fogo, ainda havia chamas que reacendiam minutos após serem apagadas.

O Corpo de Bombeiros foi chamado aproximadamente às 4 horas da manhã e chegou no local por volta das 6h00 de domingo, quando vários carros pipa da Prefeitura tentavam controlar o fogo. Doze carros pipa foram utilizados na tentativa.

A suspeita de que o fogo seja criminoso baseia-se em informação de uma vizinha do local, que pouco antes da hora incêndio percebeu movimento diferente nas proximidades do galpão.

Boletim de Ocorrência
Ao tentar registrar o Boletim de Ocorrência(BO), Crisógono Sabino, Secretário de Ação Social, responsável pela coordenação do Projeto Reciclando Vida, foi informado que o BO só poderia ser registrado com laudo pericial emitido pelo Corpo de Bombeiros, diante da suspeita de incêndio criminoso.

" Lamentavelmente fomos informados, por telefone, pela pessoa que nos atendeu que pelo fato de termos debelado o fogo mais intenso a cena do crime foi violada. Quando chegaram para nos ajudar ninguém nos orientou nesse sentido", lamenta o Secretário.

A palavra de ordem no local é recomeçar, mesmo diante das lágrimas dos 21 catadores que sobrevivem do Projeto de Coleta Seletiva. Alguns deles foram surpreendidos ao chegarem para trabalhar e não se conformavam com o que definem como maldade.

As mais revoltadas eram as mulheres, que falavam a uma só voz: "quem fez isto tirou a comida da boca de nossos filhos". Um dos catadores estava desolado, sentado próximo a uma das pilhas que restaram. Falar qualquer coisa naquele momento era violar um momento de dor e reflexão.

Papelão vendido na sexta-feira.

Apesar do grande prejuízo, os danos poderiam ser maiores. Isto porque na sexta-feira 16.400 kg de papelão foram vendidos e R$ 1.944,00 foram arrecadados.

O incêndio começou nos fundos do galpão e não atingiu o material prensado. A prensa, que custa em torno de R$ 15 mil, também estava na parte frontal do galpão e foi salva.

" Foi queimado o que ainda não havia sido separado e prensado", esclarecem Alaor Fioresi e Marcelo Cruz, coordenadores do Projeto Reciclando Vida.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir