Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-07-2009

Estudantes transformam área ociosa em produtora de alimentos
O programa “Mais Tempo na Escola” visa ampliar o tempo de permanência do aluno na escola, criando novas oportunidades de aprendizagem
Estudantes transformam área ociosa em produtora de alimentos
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marataízes

Pensando em transformar um terreno sem utilidade em um espaço para produção de alimentos, o professor de Geografia, José Rubens Brumana, criou o projeto "Plantando Cidadania", na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Domingos José Martins, em Marataízes. A idéia surgiu a partir da observação da iniciativa do vigilante noturno, José Salles Baiense, que há dois anos cultiva uma pequena horta na escola, voluntariamente.

"Esse é um trabalho maravilhoso do nosso vigilante que há algum tempo comecei a observar e pensar em uma forma de como trabalhar uma atividade relacionada com meus alunos, já que isso em muito pode contribuir para o crescimento deles. A oportunidade surgiu com o programa "Mais Tempo na Escola". Utilizo as minhas aulas para mostrar aos alunos que as atividades pedagógicas vão além da sala de aula", explica o professor.

O projeto visa plantar na área ociosa da escola 400 árvores frutíferas. José explica que até o momento já foram plantadas 50 árvores. "Já plantamos genipapo, manga e jaca, por exemplo. O cultivo das plantas está sendo feito pelos próprios alunos, eles regam e fazem a medição. Cada um é responsável pela árvore que plantou, inclusive estamos batizando com o nome do estudante", conta.

As atividades previstas para os próximos meses ,de acordo com o professor, é o cultivo de plantas rasteiras, ervas medicinais, condimentos e ainda um minhocário. "Queremos aproveitar todo espaço não-utilizado, porque quando começarmos a colher os frutos do nosso projeto vamos, além de dar suporte alimentar para a escola, doá-los para creches e entidades carentes. É um reforço a mais para a merenda das crianças", ressalta.

O professor informa ainda que a escola conseguiu fazer uma parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Marataízes, que dará todo suporte técnico para a plantação. A unidade de ensino já conta com a produção de alguns alimentos, como: goiaba, caju, manga, jaca, graviola, aipim, abobora, batata, maracujá e mamão.

Para a diretora da escola, Heloisa Valli Bittencourt, esta é uma importante iniciativa. Como educadora, penso que esta é a melhor forma de mostrar aos jovens a importância de se preservar o meio ambiente, colhendo-se alimentos de onde antes só nascia capim. No futuro, a nossa escola servirá de cinturão verde de Marataízes", finalizou satisfeita.


Mais Tempo na Escola

O programa "Mais Tempo na Escola" visa ampliar o tempo de permanência do aluno na escola, criando novas oportunidades de aprendizagem e a contribuição para a melhoria do desempenho escolar e ampliação do universo de experiências socioculturais, esportivas e de iniciação científica.


Atualmente, 340 escolas estaduais, e aproximadamente 120 mil alunos, participam do "Mais Tempo na Escola". A Sedu tem como meta estender o programa a 90% das escolas da rede estadual até 2010. Dessas unidades, quatro já funcionam com a ampliação do tempo do aluno em 40 horas semanais; as demais optaram pela jornada de 25 e 30 horas.

O tempo de permanência do aluno na unidade de ensino é definido por toda a comunidade escolar. As condições físicas e a realidade da escola devem ser levadas em consideração para a boa execução do programa. O programa funciona com a adesão da escola. Os professores também podem optar pela ampliação de sua carga horária remunerada de trabalho.

O tempo de permanência do aluno na unidade de ensino é definido com a participação e aprovação da comunidade escolar, por meio do Conselho de Escola. As condições físicas e a realidade da unidade de ensino devem ser levadas em consideração para a boa execução do programa.

    Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marataízes
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir