Categoria Ecologia  Noticia Atualizada em 18-08-2009

Todas as Lagoas de Marataízes Estão Poluídas
ficou constatado de forma preocupante que somente uma nascente ainda não se encontra contaminada principalmente por coliformes fecais
Todas as Lagoas de Marataízes Estão Poluídas
Foto: José Rubens Brumana (Lagoinha)

Foi o que constatou um laudo técnico emitido pela VIGIÁGUA, que é um órgão da Secretaria de Saúde de Marataízes, que monitora todas as lagoas e nascentes locais. O laudo foi solicitado pelo grupo ambientalista Redescobrindo Marataízes, que pretende com a participação da sociedade, judiciário e poder público, realizar intervenções participativas e técnicas para reverter esse gravíssimo problema ambiental.

Uma das lagoas mais poluídas de Marataízes com altíssimo grau de dejetos como coliformes fecais é a Lagoa do Meio, que é nesse momento o foco principal para a recuperação do grupo ambientalista. Existe a lei de número 186 de 1998 que versa sobre a conversação de nascentes e o saneamento de cursos de lagoas que os ambientalistas esperam serem compridas pelo Poder Executivo local.

Nesse laudo da VIGIÁGUA, ficou constatado de forma preocupante que somente uma nascente ainda não se encontra contaminada principalmente por coliformes fecais (coco), e que o Redescobrindo Marataízes juntamente com a prefeitura realizarão a partir dessa nascente as intervenções necessária para a preservação das demais lagoas.

É um longo caminho a ser percorrido pelos órgãos responsáveis de reverter essa apavorante e preocupante constatação que na verdade todos estavam esperando visto que nos cursos das belíssimas lagoas casas foram construídas sem as devidas preocupações com os dejetos caseiros.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir