Categoria Meio ambiente  Noticia Atualizada em 29-09-2009

Trilha do Monte Aghá: trabalho da prefeitura de Itapemirim e
Em Itapemirim o mar e a montanha fazem parte de um mesmo cenário.
Trilha do Monte Aghá: trabalho da prefeitura de Itapemirim e
Foto: Aline Souza

Em Itapemirim o mar e a montanha fazem parte de um mesmo cenário. Uma das únicas cidades contempladas pela natureza com uma vista em que você sobe a montanha para ver o litoral. Esse lugar privilegiado é no topo do Monte Aghá, aos 300 metros de altura. Para chegar lá é preciso de disposição, mais o resultado vale por todo esforço.

Passando pela trilha são duas horas de subida por trechos íngremes, entre vales e matas até chegar ao topo. Durante o percurso a descoberta de novas paisagens. Uma obra da natureza que encanta os olhos de quem passa por ali. No caminho várias surpresas. Os bichos, as vegetações, as plantas e um visual encantador.

Para incentivar o turismo ecológico na região, representantes do Poder Executivo de Itapemirim em parceria com a Marinha do Brasil, realizaram no último dia 22, uma visita técnica para avaliar os ajustes necessários à implantação de uma nova trilha no monte. "Caminhamos em um passo super tranquilo e pode-se dizer que foi relativamente fácil, a vista é incrível e merece tal reconhecimento", relatou o almirante da Marinha, Jorge Mendes Bentinho.
A Prefeita de Itapemirim, Norma Ayub Alves, informou que a trilha do Monte Aghá é um sonho antigo da administração, que com o apoio da Marinha ficará mais fácil de realizar. "Em parceria com a Martinha pretendemos sinalizar a trilha, capacitar os guias de turismo, distribuir folhetos informativos relativos a segurança e limpeza, enfim destacar o Monte Aghá como um importante ponto turístico para o Município de Itapemirim. A previsão é que possamos inaugurar em dezembro".


O Monte Aghá, que em tupiniquins quer dizer "Monte de ver Deus" foi tombado como bem natural em 1985, através da resolução n° 06/1985 do Conselho Estadual de Cultura.


    Fonte: Prefeitura Municipal de Itapemirim
 
Por:  Catarina Rezende de Carvalho    |      Imprimir