Categoria Cultura  Noticia Atualizada em 06-10-2009

Palácio das Águias abrigará Biblioteca Municipal de Marataízes
O Palácio das Águias, um dos monumentos históricos de maior representatividade para o município de Marataízes, além de receber a tão esperada reforma ganhará também uma destinação nobre, uma vez que o palácio servirá de sede para a Biblioteca Municipal.
Palácio das Águias abrigará Biblioteca Municipal de Marataízes
Foto: Mário Moreira

O Palácio das Águias, um dos monumentos históricos de maior representatividade para o município de Marataízes e que há muitos anos aguarda uma definição quanto a sua recuperação, finalmente, além de receber a tão esperada reforma ganhará também uma destinação nobre, uma vez que o palácio servirá de sede para a Biblioteca Municipal.

A reforma do Palácio das Águias, que já foi fruto de inúmeras manifestações comunitárias, agora tem até data para começar, pois o processo licitatório se encontra em fase de conclusão, de modo que dentro de no máximo 90 dias as obras devam tomar corpo, afirma o Secretário Municipal de Obras, Pedro Corrieri.

A Biblioteca de Marataízes, apesar de existir no papel há muitos anos, somente no atual governo passou a ter existência de fato, com a ocupação provisória do espaço onde antes funcionava a Câmara de Vereadores, e com a ampliação do acervo graças à doação de milhares de livros. Para o Diretor da Biblioteca Municipal, Renato Alves, aos poucos o município está conseguindo tornar realidade à proposta de universalização da cultura e do saber, sendo que agora com a nova sede certamente este trabalho terá muito mais visibilidade, conclui.

Já nas palavras da Secretária de Educação, Dilcéa Marvila, o governo está virando a página do passado, pois além de concretizar um desejo há muito perseguido no município o faz com muito mais propósito, no momento em que dá ao palácio uma destinação nobre, auto-sustentável e propagadora dos melhores ideais de nossa terra.

A assessoria do prefeito Dr. Jander informou ainda a reportagem do jornal O Estado que além da reforma do Palácio a Administração firmou convênio com A Secretária de Estado da Cultura para a elaboração do projeto de recuperação do Trapiche, outro importante monumento histórico, que junto com o Palácio comporão a parte história da futura praça cultural do Porto da Barra, uma extensa área a beira do rio Itapemirim que também passará por intervenções de urbanização.

Com a conclusão das obras, a praça do píer da Barra, abrigará além da Biblioteca Municipal, um museu, um teatro e um amplo espaço ao ar livre para manifestações culturais de todos os gêneros.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Mário Moreira    |      Imprimir