Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-10-2009

Maus tratos a animais em Marataízes
Essa égua com uma grande ferida em seu corpo pastando nessa quarta-feira na orla da praia de Barra do Itapemirim, fraca e abatida mal se agüentava de pé.
Maus tratos a animais em Marataízes
Foto: José Rubens Brumana

Essa égua com uma grande ferida em seu corpo pastando nessa quarta-feira na orla da praia de Barra do Itapemirim, fraca e abatida mal se agüentava de pé.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente Luis Cláudio Soares Sad, que passava no local ligou para a coordenação da Vigilância Sanitária para que pudessem tomar providências. A presidente da APAMAR ( Associação de Proteção aos Animais de Marataízes) a professora Gleici da Rocha Brumana, vem alertando para o alto índice de cavalos e cachorros soltos na rua."Agora virou uma diversão para as crianças possuírem um cavalo. Muitas não tem onde colocar e deixa solto na rua. Os animais não tem culpa dos maus tratos dos seus donos. Existem leis que protegem os animais dos maus tratos. As autoridades policiais deveriam agir nesse sentido"

Ressaltou dizendo ainda que a prefeitura tem uma veterinária concursada que não atua na área."Vamos conversar com o secretário de Saúde Carlos Azevedo acreditamos em sua sensibilidade para a causa para que construa um centro de zoonose e através dele uma campanha de castração de cachorros e depois encaminhada para a doação e uma posse responsável dos cavalos". Relatou a presidente da APAMAR que uma professora testemunhou um cavalo ficar três dias se debatendo com as patas quebradas até vir a óbito e ninguém da prefeitura foi dar uma assistência ao animal."Pedimos que a veterinária atue nesse caso.Os sacrifícios de animais é uma forma cruel de lidar com esses casos. Somente aceitos em doenças comprovadamente terminais.. Defendemos um tratamento dignos a esses seres indefesos que serviram aos seus donos com todo o carinho e depois são descartados sem piedade", enfatizou Gleici Brumana.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir