Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-12-2009

Morre João Inácio, personalidade do folclore cachoeirense
A cultura popular e o folclore cachoeirense perderam, nesta terça-feira (01), um de seus personagens de maior brilho. João Inácio, mestre da Folia de Reis Estrela do Mar.
Morre João Inácio, personalidade do folclore cachoeirense
Foto: José Rubens Brumana

A cultura popular e o folclore cachoeirense perderam, nesta terça-feira (01), um de seus personagens de maior brilho. João Inácio, mestre da Folia de Reis Estrela do Mar, morreu aos 75 anos, em casa no bairro Zumbi. O corpo foi velado durante todo o dia e enterrado no Cemitério Parque, no IBC.

João Inácio veio para Cachoeiro de Itapemirim aos 18 anos e, em 1943, fundou a Estrela do Mar, permanecendo como mestre deste importante movimento folclórico da cidade. Este ano, seu trabalho foi reconhecido pelo governo do estado, que lhe concedeu o "Prêmio Mestre Armojo da Cultura Popular Capixaba".

Outra homenagem foi feita ao mestre, no carnaval deste ano, pela Secretaria Municipal de Arte e Cultura. Ele foi um das 17 personalidades da cultura de Cachoeiro retratadas durante a festa, ao lado de Rubem Braga, Sérgio Sampaio, Roberto Carlos, entre outros.

"É lamentável a perda do mestre João Inácio, pois ele fez um grande trabalho pela cultura de nosso povo. Mas nos conforta o fato de que seu legado, sua história e a tradição da Folia de Reis vão seguir vivos como fruto do trabalho dele", declarou a secretária municipal de Arte e Cultura, Cristiane Fagundes.

A folia de reis é uma manifestação folclórica que conta a história da viagem dos Três Reis do Oriente para adorar o Menino Jesus, que acabara de nascer. O grupo é formado por 12 foliões, que são os apóstolos de Cristo, e dois palhaços, que são os defensores de Cristo. No mês de dezembro, eles saem pelas ruas da cidade fazendo comemorações.

O contato do mestre João Inácio com as folias começou bem cedo, ainda em Muqui, cidade onde nasceu, quando acompanhava seu pai durante as apresentações da Folia de Reis Estrela do Oriente. Sua tradição no folclore capixaba é tão relevante que, em 2006, sua história foi retratada no cinema, pelo filme "O evangelho segundo seu João", do cineasta cachoeirense João Moraes.

    Fonte: Prefeitura Municipal de Cachoeiro
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir