Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-01-2010

Itapemirim avalia utilização do antigo prédio da Câmara Municipal após restauração
O Poder Executivo de Itapemirim reuniu-se , para definir o programa de uso e gerenciamento do prédio da Câmara Municipal.
Itapemirim avalia utilização do antigo prédio da Câmara Municipal após restauração
Foto: Aline Souza

O Poder Executivo de Itapemirim reuniu-se na manhã desta terça-feira, com representantes da Secretaria Estadual de Cultura e do Arquivo Público do Estado, para definir o programa de uso e gerenciamento do prédio da Câmara Municipal, que tem 191 anos, após o seu período de restauração.

Na oportunidade, enfatizou-se que a intenção da administração é instalar no local a biblioteca e o arquivo público municipal, além de um espaço cultural. Para tal, técnicos da empresa contratada para a restauração informaram que o projeto arquitetônico da Câmara será elaborado em conformidade com as necessidades do Município.

Para o diretor do arquivo público estadual, Cilmar Franceschetto, o objetivo principal do Governo do Estado é preservar adequadamente a história de Itapemirim. "A nossa intenção é utilizar o projeto de Itapemirim como modelo para os demais municípios. Além da vistoria do local, orientamos a administração a elaborar uma Lei Municipal para estabelecer a criação e a gestão do arquivo público, garantindo desta forma amparo legal do Governo do Estado e do Conselho Nacional de Arquivo".

Segundo informações do gerente de memória e patrimônio cultural do Estado, Valdir Castiglione Filho, a arquitetura imperial da Casa de Leis será mantida, haja vista a importância do prédio para todo o cenário histórico do Espírito Santo.


Aline Machado
DRT/PR 05445



    Fonte: Prefeitura Municipal de Itapemirim
 
Por:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itapemirim    |      Imprimir