Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-02-2010

40 toneladas de lixo e 150 de entulhos retirados em Marataízes
Os dados astronômicos foram repassados pelo secretário de Obras local o engenheiro Rogério Santana.
40 toneladas de lixo e 150 de entulhos retirados em Marataízes
Foto: José Rubens Brumana

Os dados astronômicos foram repassados pelo secretário de Obras local o engenheiro Rogério Santana, comenta ainda que os proprietários fazem suas obras ou reformas e deposita o entulho no quintal de outros. "Isso impossibilita a retirada, pois não podemos entrar em terrenos particulares", explica ainda que a taxa de retirada é de 50 reais, mas a prefeitura está retirando todos os entulhos jogados nas ruas e avenidas. "Temos de cuidar da cidade para melhor receber os turistas e respeitar os moradores que pagam seus impostos", diz.

O secretário informa que foram contratados vários caminhões e compactadores álem de 48 garis. Revela que cerca de 15 a 20 toneladas de lixo são retirados diariamente do balneário, e que esses números dobram nos fim de semana. O campeão é coco com cerca de 4 toneladas nos fim de semana. Os vendedores passsam com seus carrinhos e não voltam para recolher. Santana reconhece que faltam locais na orla marítima para depositar o lixo gerado nas praias. Disse que todas as noites garis varrem as praias da Cidade Nova até a Central. Pretende colocar 20 anéis de concreto e realizar uma campanha de esclarecimento no balneário.

A professora Maria Lourdes Moraes de Cachoeiro do Itapemirim, garantiu que a coleta de lixo melhorou. "Principalmente de 15 dias para cá", lembra.
O turista mineiro Sebastião Barboso Teodoro, ressalta que um dos grandes culpados são os freqüentadores das praias. "Levar seu lixo para casa é uma questão de cidadania. Estamos emporcalhando nossa praia", finaliza.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir