Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 02-02-2010

TÁTICAS PARA LIDAR COM PESSOAS DIFÍCEIS
Você consegue lembrar qual foi a última vez que teve de lidar com pessoas difíceis, ou negativas?
TÁTICAS PARA LIDAR  COM PESSOAS DIFÍCEIS
Foto: unabrasil.wordpress.com/2009/06/

Você consegue lembrar qual foi a última vez que teve de lidar com pessoas difíceis, ou negativas? Lembra-se como saiu dessa situação? Quais ações tomaria no futuro se encontrasse pessoas semelhantes?



Não importa onde esteja, onde vá, sempre encontrará pessoas difíceis no caminho. O encontro com elas é inevitável. Teremos pela frente pessoas chatas, negativas, birrentas ou, simplesmente pessoas que não gostam da gente. Ou de gente.



Veja como podemos conviver, evitar e até tentar melhorar a personalidade de pessoas assim:



1) Perdoe.

O que Dalai Lama faria se estivesse nessa situação? Ele simplesmente perdoaria. Afinal, lembre-se, dentro de você, do seu coração, algo lhe diz: Você é bom. Portanto, perdoe.



2) Espere passar a raiva

As vezes, responder por impulso, você acaba sendo sincero demais. E, nisso, acaba colocando mais lenha na fogueira. Seja calmo, respire fundo, espere a água corrente passar para depois conversar. Dê tempo a você mesmo. Relaxe.



3) Estar com a razão, realmente importa?

Às vezes respondemos de imediato tentando defender o nosso lado, nossas razões. No entanto, se você acha que tem razão, faças as perguntas: "Ter razão realmente importa?", se sim, então se pergunte: "Porque preciso estar com a razão?", "O que eu vou ganhar com isso?"



4) Não responda

Muitas vezes quando uma pessoa inicia uma briga, ou um ato negativo, ela está tentando passar a responsabilidade a você. Quando reagimos, estamos dando exatamente o que ela deseja. Portanto, pare, pense, pare com o ciclo negativo. Não responda.



5) Pare de falar no assunto

Quando agente não gosta de um assunto, ou mesmo de uma briga, de uma situação constrangedora, já perceberam como a gente não para de falar nisso? Como contamos a qualquer pessoa que encontramos e esteja disposta a ouvir? Pois é. Tente esquecer o assunto. Não fale a ninguém mais. Apenas faça seu trabalho, relaxe, viva a vida e deixe as águas passadas. Afinal, quanto mais você repete que odeia alguém, mas você irá notar coisas nessa pessoa que faz você odiar cada vez mais. Deixe de falar no assunto, deixe de dar energia a coisas negativas.



6) Seja empático.

Pode parecer estranho, soa que estou pedindo para você parecer um chiclete. Mas não é. Apenas coloque-se no lugar dela. Analise como e o quanto você pode ter falado coisas que machucaram os sentimentos da pessoa. Estar do outro lado fará você ver a situação de uma outra pespectiva e, talvez, você até crie uma compaixão pela pessoa.



7) Aprenda as lições

Não importa qual seja a situação. Quem esteja certo e errado. Aproveite a ocasião para tirar uma lição de tudo que está acontecendo. Independente do fato, trate de achar a lição que está escondida. Sempre tem uma.



8) Escolha eliminar essa pessoa de sua vida

As vezes essa é a melhor forma. Afinal você é livre. Você pode escolher ter pessoas para cima, felizes, amigas. Escolha viver ao lado de pessoas otimistas, positivas e de paz. Poque as más companhias só irão lhe colocar para baixo, te deixar tristonho, te fazer mau.



9) Seja observador

Quando desenvolvemos o hábito de observar: nossos pensamentos, a situação, sentimentos, etc., nós conseguimos colocar pingos nos "is". Colocar a emoção de lado é importante. Passamos a ver as coisas de forma clara, e os detalhes se tornam mais visíveis. Mas fáceis de resolver.



10) Pratique esportes

Natação, corrida, caminhada, ou qualquer que seja o esporte. Fará você relaxar e esquecer o que está te aborrecendo. Use os esportes para limpar sua mente.



11) Qual seria a pior situação?

Pergunte a se mesmo duas perguntas: "Se eu responder, qual seria a pior coisa que poderia acontecer?", "Se eu NíO responder, qual seria a pior coisa a acontecer?" Respondendo a essas duas perguntas geralmente é dado perspectiva a situação. E você pode evitar o pior.



12) Evite discutir com cabeça quente.

Quando estamos com nossas emoções alteradas, geralmente falamos coisas que machucam, no intuito de preservar nosso ego, defender nosso lado, mostrar nossa razão. No entanto, o melhor a fazer é relaxar. Esquecer o assunto por um tempo, e quando se sentir relaxado, chamar a pessoa para conversar. Expor o que está incomodando.



13) O que é importante pra você

Faça uma lista de coisas que gosta. De coisas que é importante para você. Depois se pergunte se essa pessoa terá alguma influência na conquista desses desenjos. Se ela fará algma diferença, ou se você precisa da ajuda dela de alguma forma. Se não. Passo 8.





14) Procure qualidades

Lembre-se. Seja genunino. Isso geralmente baixa a guarda das pessoas. Procure qualidade nelas e cite-as. Informe a ela quais são e o que ela poderá conquistar com elas. Nesse ponto talvez você tenha que cavar fundo para achar algo que lhe atraia na pessoa, mas faça um esforço. Sempre vale.



15) Expresse-se

Peque uma folha em branco. Escreva tudo de ruim que você sente sobre essa pessoa. Todos os sentimentos, mágoas, coisas que não gosta, etc... Não deixe nada. Ponha tudo no papel. Tudo mesmo. Depois, feche os olhos, amasse o papel com carinho (ou raiva). Pense que tudo de ruim em você está indo embora; que acabou o sofrimento. Em seguida jogue-o na lixeira.



Creio que o principal é fazermos o que acreditamos, da forma que nos sentimos melhor e com fé em Deus. Daí, todos os problemas não existem mais.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Ramon Barros    |      Imprimir