Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-02-2010

Encontro de Folias de Reis em Gromogol
Será no dia 6 de fevereiro o 1º Encontro de Folias de Reis na comunidade interiorana de Gromogol, em Presidente Kennedy.
Encontro de Folias de Reis em Gromogol
Foto: José Rubens Brumana

Será no dia 6 de fevereiro o 1º Encontro de Folias de Reis na comunidade interiorana de Gromogol, em Presidente Kennedy, com a presença de folias de Mimoso do Sul, Jerônimo Monteiro e a anfitriã a Folia de Reis São Sebastião - Jesus, Maria e José. A guardiã da bandeira é Dona Ana Quirina de 84 anos. Esse encontro é emblemático, pois a folia de Gromogol, por falta de apoio local estava catalogada como do município vizinho de Muqui.

A secretária Amanda Rangel disse que foi uma das determinações do prefeito Reginaldo Quintas realizar o resgate cultural dessa tradicional folia. "Ajudamos com roupa e com seus adereços. Consertamos a sanfona do grupo e para cada apresentação ofertamos 1500 reais mais o transporte para suas apresentações", disse.

O líder quilombola e diretor de artes Leonardo Santos é mais incisivo em sua avaliação: "Os governantes passados nunca deram a mínima para os grupos folclóricos kennedenses.Pouco importavam em incentivar e preservar essa rica manifestação do nosso povo", afirmou.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir