Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-02-2010

Itapemirim ganha prêmio nacional no prêmio culturas populares
Na frente da tradicional igrejinha de Santo Antônio, no bairro que leva o nome do santo, ganharam vida e crescem meninos e meninas que cultuam a tradição de seus ancestrais.
Itapemirim ganha prêmio nacional no prêmio culturas populares
Foto: Aline Souza

Na frente da tradicional igrejinha de Santo Antônio, no bairro que leva o nome do santo, ganharam vida e crescem meninos e meninas que cultuam a tradição de seus ancestrais entoando cânticos remanescentes dos negros brasileiros, ao som dos tambores. Aqui vivem jongueiros mirins que trazem no sangue e na alma o valor de sua identidade.

O início de tudo
Inicialmente as músicas entoavam sons religiosos, porém, com o passar dos tempos, a cultura mesclou outros ritmos, dentre eles, o pagode e o samba. Da dança participam homens e mulheres que, na roda, se movimentam em sentido contrário aos ponteiros do relógio.


Itapemirim preserva sua tradição de jongueiros e se destaca nacionalmente

Diante de tão importante manifestação, por meio da Secretaria da Identidade e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, o Grupo de Jongo Mestre Bento, na categoria grupos recebeu o Prêmio Culturas Populares 2009 que homenageia a artesã ceramista do Vale do Jequitinhonha de Izabel Mendes da Cunha.

Os premiados foram escolhidos por uma comissão de seleção composta por 32 membros e formada por artistas, pesquisadores, técnicos e/ou dirigentes do Sistema Ministério da Cultura.


Cultura que perpassa o tempo

Dos mais antigos aos mais novos, o amor pela arte é o mesmo. Meninas com suas longas e coloridas saias rodadas, remontam histórias nunca vividas mas trazidas em seus históricos culturais, cantigas entoadas ainda no berço, para fazer dormir que penetraram na mente, na alma e hoje se externam em forma de música, dança, manifestação de uma cultura específica que não poderia obter outro resultado a não ser reconhecimento nacional.























    Fonte: Prefeitura Municipal de Itapemirim
 
Por:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itapemirim    |      Imprimir