Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 12-04-2010

Dengue sobre controle em Marataízes
Os agentes da Vigilância Ambiental do balneário verificaram e coletaram...
Dengue sobre controle em Marataízes
Norma Lucia da Silva
Foto: José Rubens Brumana

Os agentes da Vigilância Ambiental do balneário verificaram e coletaram 240 focos do mosquito em março e desses foram confirmados 119 sendo do Aedes Aegypti.

A coleta das larvas é feitas através de visitas de agentes em casas, terrenos baldios e comércios. Essas são encaminha ao laboratório onde são identificadas e classificadas como o mosquito transmissor da dengue ou outros mosquitos não transmissores como os pernilongos. Explicou a laboratorista Norma Lucia da Silva responsável por essa análise.

Esse resultado é encaminhado ao supervisor e retorna ao morador através do agente da área que faz a profilaxia, acrescentou Norma.

Com a estratégia montada é realizado um trabalho de conscientização no local. "O importante é a rapidez no combate.

Marataízes não apresenta casas de infestação do mosquito da dengue. Dois confirmados eram de pessoas que vieram de fora do município. A VA e a secretaria de Saúde priorizam esse combate diuturnamente. "Mas, o principal é contar com a colaboração da população com os cuidados básicos para evitar a sua proliferação que nessa época de chuva é onde seus ovos eclodem", mensurou Norma Lucia.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir