Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-04-2010

Criação de um bosque intermunicipal
A área pertence aos municípios de Marataízes e Itapemirim, e fica ao lado da comunidade pesqueira do Pontal
Criação de um bosque intermunicipal
Foto: José Rubens Brumana

A área pertence aos municípios de Marataízes e Itapemirim, e fica ao lado da comunidade pesqueira do Pontal. Essa mata compacta é o que restou da mata Atlântica que compreendia as restingas (mata secundária). Próxima a mata no passado houve invasões das terras com desmatamento de parte desse complexo natural. O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Marataízes Luis Cláudio Sad, ressaltou a necessidade de criação de um bosque para a preservação do que restou e que no local sirva de visitação para os estudantes. "Será um laboratório a céu aberto para os nossos estudantes".

O secretário disse que entrará em contato com a faculdade São Camilo, para uma parceria científica, visando estudos no local para a identificação das espécies ali encontrada. "Criaremos um herbário para assegurar a preservação de nossas plantas", enfatizou o secretário.

O prefeito Jander Nunes Vidal que contou com a presença de estudantes da localidade se dizia empolgado com o entusiasmo dos alunos. "Querem atuar como voluntários na confecção do projeto e como fomentadores no tocante a preservação do bosque", comentou. O prefeito disse ainda que o trabalho será em parceria com a prefeita Norma Ayub, de Itapemirim, a secretária de Meio Ambiente do município e com a Marinha do Brasil proprietária de terrenos na região.

O presidente da associação de pescadores do Pontal Lenilton Silva encampou a idéia e disse que já orienta pessoas que entram no local para que não danifiquem as árvores ou coloquem fogo na mata. Jander Lembrou que essa integração com os moradores locais é de suma importância. "Eles são os verdadeiros guardiões do bosque", finalizou.










    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir