Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 28-04-2010

Enfrentamento entre tropas tailandesas e manifestantes deixa 1 soldado morto
Um soldado morreu e pelo menos 18 pessoas ficaram feridas nesta quarta-feira
Enfrentamento entre tropas tailandesas e manifestantes deixa 1 soldado morto
Foto: EPA

Bangcoc, 28 abr (EFE).- Um soldado morreu e pelo menos 18 pessoas ficaram feridas nesta quarta-feira em confrontos entre for�as de seguran�a tailandesas e 2 mil manifestantes antigovernamentais, os "camisas vermelhas", que se movimentaram em carros pelos arredores de Bangcoc.

O Centro de Emerg�ncias confirmou que o militar morreu depois de receber um tiro na cabe�a, enquanto o ministro da Sa�de tailand�s, Jurin Laksanavisit, disse que dois feridos se encontravam em estado cr�tico.

Os manifestantes, que t�m o objetivo de for�ar a queda do Governo, foram interceptados por 900 soldados e policiais da brigada antidist�rbios, em um ponto da estrada que leva ao antigo aeroporto internacional de Don Muang, perto do quartel-general da For�a A�rea, ao norte de Bangcoc.

As tropas dispararam quando alguns dos 24 l�deres dos "camisas vermelhas" tentaram ultrapassar o controle de seguran�a montado na rodovia, junto a cerca de 100 outros manifestantes, relataram testemunhas.

Em seguida, os soldados das for�as de seguran�a, munidos com cassetetes e escudos, entraram em confronto com grupos de "camisas vermelhas", que utilizaram barras de ferro e peda�os de pau.

Segundo a vers�o oficial, as for�as de seguran�a atiraram balas de borracha para parar o comboio, que saiu do acampamento fortificado que os "camisas vermelhas" montaram no centro comercial de Bangcoc.

O porta-voz do Ex�rcito do pa�s, o coronel Samsem Kaewkammed, disse � imprensa que as tropas t�m a ordem de disparar balas de borracha, mas que tamb�m est�o autorizadas a utilizar muni��o real em defesa pr�pria.

Ap�s os enfrentamentos, o l�der Jatuporn Prompan deu aos "camisas vermelhas" instru��es de retornar a seu acampamento.

A Pol�cia afirmou que 11 "camisas vermelhas" foram detidos na prov�ncia de Pahun Thani, vizinha � de Bangcoc, quando pretendiam bloquear o acesso a um comboio de tropas de refor�o.

Antes do amanhecer, os manifestantes colocaram buj�es de g�s nas barricadas em seu acampamento, contra um eventual ataque do Ex�rcito, al�m de coquet�is molotov em algumas partes.

Assim, os "camisas vermelhas" pretendiam mandar um sinal aos soldados sobre as consequ�ncias que acarretariam se disparassem contra seu acampamento, disse Somluck Aphisart, membro do servi�o de seguran�a de Frente Unida para a Democracia e contra a Ditadura.

O acampamento, montado perto de v�rios dos mais luxuosos shoppings e hot�is da capital, contava no in�cio da manh� com menos de mil manifestantes, quantidade bastante inferior � de 8 mil dos dias anteriores.

O restante dos "camisas vermelhas" se preparavam para unir-se � caravana com a qual desafiaram o estado de exce��o e as amea�as do Governo de atuar com firmeza.

O Ex�rcito, que o Governo do primeiro-ministro Abhisit Vejjajiva encarregou da seguran�a em Bangcoc, desdobrou na noite de ontem centenas de soldados de refor�o nas �reas pr�ximas ao acampamento fortificado dos "camisas vermelhas".

Desde o in�cio dos protestos, em maio, que pedem a dissolu��o do Parlamento e a convoca��o de elei��es antecipadas, pelo menos 26 pessoas morreram e cerca de outras mil ficaram feridas em surtos de viol�ncia.

As autoridades deram sinais contradit�rios sobre como acabar com os protestos da frente antigovernamental tailandesa, que considera o primeiro-ministro um aliado das elites militar, burocrata e empresarial, �s quais acusa de manipular a vota��o parlamentar por meio da qual foi eleito h� um ano e meio.

Vejjajiva assegura que seu Governo busca uma solu��o pol�tica � profunda crise, enquanto seu "bra�o direito", o vice-primeiro-ministro Suthep Thaugsuban, insiste em que a paci�ncia j� se esgotou.

Essa contradi��o, segundo os observadores, � sintoma de uma divis�o no Governo entre a fac��o que defende a repress�o dos protestos e a que considera que o emprego da for�a colocar� a Tail�ndia em uma situa��o explosiva.

Enfrentamento entre tropas tailandesas e manifestantes deixa 1 soldado morto

Um soldado morreu e pelo menos 18 pessoas ficaram feridas nesta quarta-feira


Fonte: EFE
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir