Categoria Politica  Noticia Atualizada em 28-04-2010

Televisão britânica grava gafe eleitoral de Gordon Brown
Brown conversa com Gillian Duffy: gafe pode atrapalhar campanha
Televisão britânica grava gafe eleitoral de Gordon Brown
Foto: AFP

LONDRES, Reino Unido — O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, foi surpreendido nesta quarta-feira chamando de "intolerante" uma senhora idosa com quem acabara de falar em um comício em Rochdale (noroeste da Inglaterra), a oito dias das eleições gerais.

Imediatamente depois do breve encontro, que tratou da dívida nacional, dos impostos e da imigracão, Brown entrou no carro sem se dar conta de que ainda usava um microfone e a conversa particular que manteve com um de seus assessores foi difundida pelas televisões.

"Foi um desastre. Não devia ter conversado com essa mulher. De quem foi a ideia?", perguntou Brown. "Era uma espécie de pessoa intolerante", acrescentou o premier, enquanto o carro se afastava.

Indagada depois pela imprensa que cobria o ato, Gillian Duffy, uma ex-assistente social viúva de 65 anos, indicou que queria uma desculpa de Brown pelos comentários, que considerou muito ofensivos.

O primeiro-ministro demorou apenas alguns minutos para apresentar suas desculpas em um estúdio da rádio BBC, onde ia dar uma entrevista.

"Peço perdão se disse algo que possa ter sido ofensivo e pedirei desculpas a ela pessoalmente", declarou o primeiro-ministro.

"O que me aborreceu foi uma pergunta sobre imigração", explicou, depois de ouvir a gravação.

Esta gafe pode prejudicar o lider do Partido Trabalhista que ocupa a terceira posição na maioria das pesquisas de intenção de voto, atrás dos conservadores de David Cameron e dos liberal democratas de Nick Clegg.

"Descobrimos que os pensamentos interiores do primeiro-ministro falam por si mesmos", afirmou o chefe de assuntos econômicos do partido conservador, George Osborne, ao canal Sky News.

Televisão britânica grava gafe eleitoral de Gordon Brown

Brown conversa com Gillian Duffy: gafe pode atrapalhar campanha


Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir