Categoria Economia  Noticia Atualizada em 28-04-2010

EUA: apesar da recuperação econômica, Fed mantém taxa básica de juros próxima de zero
Prédio do Fed, em Washington
EUA: apesar da recuperação econômica, Fed mantém taxa básica de juros próxima de zero
Foto: AFP

WASHINGTON, EUA — O Federal Reserve (Fed), o banco central americano, anunciou nesta quarta-feira que manterá sua taxa básica de juros perto de zero durante um longo tempo, embora tenha tomado nota da melhoria da conjuntura, observada, principalmente, no mercado de trabalho.

Segundo o Comitê de Política Monetária (FOMC), "tendências inflacionárias leves" e outros fatores "garantirão provavelmente níveis excepcionalmente baixos da taxa por um longo período" - está situada, atualmente, numa faixa entre 0 e 0,25%.

O objetivo desta política é estimular ao máximo a economia, reduzindo ao mínimo o custo do crédito.

"A economia continua se fortalecendo" e "o mercado de trabalho dá sinais de melhora", diz o comunicado do BC americano publicado em Washington.

Destaca, no entanto - assim como em sua reunião de meados de março - que "os empresários ainda se mostram reticentes em aumentar sua massa salarial" e que alguns obstáculos freiam o crescimento; entre eles, a persistência do desemprego em nível elevado, assim como a manutenção de condições desfavoráveis para a obtenção de créditos ou as dificuldades financeiras pelas quais passam os americanos endividados.

"O crescimento do consumo nos lares se acelerou recentemente mas ainda está limitado pelo desemprego (...)", diz o comunicado.

Depois da crise, um em cada 10 trabalhadores americanos está desempregado, o que afeta o consumo e os preços das moradias.

Assim como na reunião anterior, um membro do Comitê de Política Monetária, Thomas Hoenig, presidente da representação regional do Fed em Kansas City (centro dos EUA), votou contra a decisão.

A Bolsa de Nova York operava em alta logo depois do anúncio do Fed.

EUA: apesar da recuperação econômica, Fed mantém taxa básica de juros próxima de zero

Prédio do Fed, em Washington


Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir