Categoria Politica  Noticia Atualizada em 03-05-2010

Lula e presidente paraguaio se encontrarão sob forte esquema
O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, discutirá com Lula assuntos como Mercosul e a hidrelétrica de Itaipu
Lula e presidente paraguaio se encontrarão sob forte esquema
Foto: Norberto Duarte/ AFP

A reunião agendada para ocorrer na manhã desta segunda-feira entre Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, será marcada por um forte esquema de segurança, segundo ressaltou a imprensa local.

O encontro privado está previsto para iniciar às 10h (11h no horário de Brasília), em Ponta Porã (MS), na região da fronteira comum, nas proximidades da cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero, onde na semana passada o senador Robert Acevedo sofreu um atentado.

Quatro brasileiros foram detidos sob suspeita de terem disparado mais de 40 tiros contra o parlamentar durante a ação, na qual morreram duas pessoas.

De acordo com o jornal "Ultima Hora", o encontro será realizado no 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado (Rcmec), por motivos de segurança.

Outras publicações, como o jornal "ABC Color", destacaram que o principal tema da reunião será o acordo firmado no último ano entre os dois países, por meio do qual o Brasil aceitou aumentar o valor pago ao Paraguai pela energia que utiliza da usina hidrelétrica binacional de Itaipu.

Segundo o jornal, Assunção está receosa em relação ao compromisso do Brasil de financiar uma linha de transmissão de energia, obra que pode custar cerca de US$ 250 milhões e deve ser totalmente financiada por Brasília.

O periódico informou ainda que Lula está preocupado com a situação dos "brasiguaios" - cidadãos do país que vivem do lado paraguaio da fronteira - e pedirá que Lugo, que detém o apoio da população rural, converse com os camponeses para evitar conflitos com os brasileiros.

Também deverá ser discutido o ingresso da Venezuela no Mercosul, já que só falta o Congresso paraguaio aprovar a entrada do país no bloco formado ainda por Brasil, Uruguai e Argentina.

Redação: Fábio Mendes

Lula e presidente paraguaio se encontrarão sob forte esquema militar

O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, discutirá com Lula assuntos como Mercosul e a hidrelétrica de Itaipu



 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir