Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-05-2010

Marataízes se prepara para as chuvas
Até bicicletas foram encontradas nas redes de água pluvial
Marataízes se prepara para as chuvas
Foto: www.maratimba.com

Marataízes se prepara para os grandes volumes de chuvas que estão previstas para os próximos meses para o litoral capixaba. Para não ficar, literalmente, de baixo d’água, uma série de medidas preventivas estão em andamento no balneário. A intenção é deixar em perfeitas condições a rede coletora de águas pluviais, para evitar o alagamento de ruas. O trabalho de recuperação e limpeza da rede coletora é feito habitualmente pela Secretaria Municipal de Obras, mas foi intensificado nos últimos dias.

Para o funcionário Joel Pedro, que trabalha com a equipe que atualmente está realizando o serviço na avenida Rubens Rangel, o que mais lhe chamou atenção foi a quantidade de objetos que estão sendo retirados da rede. Conforme Joel, em seu turno já foram encontrados e retirados da rede até pedaços de bicicleta, máquinas furadeiras e vários celulares.

Joel ainda destaca que esta prática, a de jogar objetos na rede, se torna um dos fatores que mais causam problemas de entupimento nas galerias, pois os objetos em conjunto com terra e outros detritos formam barreiras intransponíveis para as águas, o que fatalmente pode levar às inundações de vias e casas, como já visto em outros municípios do país.

Outro problema identificado pela Prefeitura de Marataízes, foi a existência de algumas ligações clandestinas de esgoto e de caixas de gordura, fato que além de auxiliar no entupimento da rede de águas fluviais, causa um mal ainda pior, a poluição ambiental.

Já o Operador de Máquinas Rosevaldo, fez questão de demonstrar estar satisfeito com o trabalho que está sendo realizado, "estamos fazendo a coisa certa, pois mantendo a rede limpa a água vai escoar e não correremos o perigo de enchentes", afirma.

Rede
A rede de águas pluviais é o sistema responsável pela condução das águas provenientes das chuvas, sendo composta por caixas coletoras de água, na altura do asfalto, normalmente as margens das vias e tubos subterrâneos para escoamento dessas águas.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Renato Alves    |      Imprimir