Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-05-2010

Pai de Shahzad e mais 4 são interrogados no Paquistão
Um grupo conjunto de autoridades americanas e paquistanesas interrogou no Paquistão o pai de Faisal Shahzad
Pai de Shahzad e mais 4 são interrogados no Paquistão
Foto: EPA

Nova York, 6 mai (EFE).- Um grupo conjunto de autoridades americanas e paquistanesas interrogou no Paquistão o pai de Faisal Shahzad, detido pela tentativa de atentado no último sábado em Nova York, e a vários outros homens que poderiam estar relacionados com o incidente, informou nesta quinta-feira o canal televisivo americano "CNN".

O oficial aposentado da Aeronáutica Paquistanesa e pai de Shahzad, Bahar Ul Ha, foi submetido a um interrogatório na cidade de Peshawar, mas não foi detido, de acordo com explicações de fontes da inteligência americana, que averiguam as possíveis conexões do homem detido nos Estados Unidos com os talibãs ou outras organizações armadas.

A equipe formada por oficiais americanos e paquistaneses também interrogou quatro homens que poderiam estar ligados à organização fundamentalista Jaish-e-Mohammed (JeM), um dos principais grupos armados que lutam pela independência da região indiana da Caxemira ou sua anexação ao Paquistão.

Os interrogatórios pretendem desvendar que tipo de ligação Shahzad, paquistanês, poderia ter com grupos terroristas internacionais, especialmente os que atuam em seu país de origem.

Shahzad, que tem cidadania americana, foi detido na segunda-feira e acusado um dia depois por tentar cometer um atentado com carro-bomba na Times Square, em Nova York, o que pode levá-lo à prisão perpétua.

De acordo com explicações do FBI, o detido "cooperou" com a investigação e "deu detalhes valiosos" sobre sua participação no atentado terrorista fracassado, como o fato de ter sido treinado no Waziristão, região fundamentalista paquistanesa, em fabricação de explosivos, mas garantiu que agiu por conta própria.

Os talibãs do Paquistão reivindicaram a responsabilidade da colocação do carro-bomba através de um vídeo em um site islamita, e também por isso as autoridades estudam as possíveis conexões de Shahzad com o grupo.

Essas notícias foram publicadas ao mesmo tempo em que foram descobertos mais detalhes sobre a vida pessoal de Shahzad e como ele preparou o atentado.

Pai de Shahzad e mais 4 são interrogados no Paquistão

Um grupo conjunto de autoridades americanas e paquistanesas interrogou no Paquistão o pai de Faisal Shahzad

Fonte: EFE
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir