Categoria Geral  Noticia Atualizada em 07-05-2010

Marataízes sem entulhos
A Prefeitura de Marataízes está retirando das ruas da cidade diariamente...
Marataízes sem entulhos
Foto: www.maratimba.com

A Prefeitura de Marataízes está retirando das ruas da cidade diariamente dezenas de toneladas de entulho.

Apesar da caber ao poder público somente a atribuição de recolher tão somente o lixo doméstico e desde que acondicionado corretamente em sacos plásticos ou colocado em contêineres, a Prefeitura está realizando um mutirão para recolher lixo ou entulho jogados nas calçadas, ruas e terrenos baldios da cidade.

De acordo com a Secretaria de Obras, órgão responsável por este serviço, dentre os entulhos removidos das ruas da cidade, é normal encontrar sofás velhos, armários quebrados, pias, geladeiras enferrujadas, além de vários outros tipos de utensílios domésticos e restos de obras, que ao deixarem de ter utilidade para seus donos, são por estes jogados nas ruas da cidade.

De acordo com o Secretário da Pasta, Rogério Santana, as equipes estão realizando um grande mutirão para limpar a cidade, mas é necessário o auxílio da população no sentido de não mais jogarem nas ruas seus objetos quando estes perdem a utilidade.

Por outro lado, o funcionário Adevir membro de uma das equipes que realiza esta tarefa, desabafa, "fico triste de ver um lugar importante e turístico como este, próximo a Igreja Católica da Barra que é um dos nossos grandes monumentos, de frente para o mar, repleto de lixo e entulho, temos que valorizar mais nossa cidade, pois ela é a nossa casa, por isso estou certo que a comunidade vai entender e colaborar".

De acordo com a Prefeitura, outro ponto crítico é o Pontal, pois lá parte da comunidade está acostumada a jogar entulhos na beira da rodovia e na área da praia.

Além de atrapalhar o trânsito e deixar a cidade com um péssimo visual, tal prática, conforme Dr. Jander Vidal, médico e Prefeito de Marataízes, amplia a incidência dos focos de dengue ao acumularem água, servem de abrigos para roedores e outros insetos peçonhentos e assim aumentam o risco de doenças, bem como se tornam um fator determinante para o aumento da poluição ambiental.

A população interessada em recolhimento de entulho poderá durante o mutirão, obter informações diretamente com a Secretaria de Obras no telefone 3532-2140.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Renato Alves    |      Imprimir