Categoria Politica  Noticia Atualizada em 11-05-2010

Adversário reconhece vitória de Aquino nas presidenciais
Manuel Villar: derrota admitida nas presidenciais filipinas
Adversário reconhece vitória de Aquino nas presidenciais
Foto: AFP

MANILA, Filipinas — O candidato adversário Manuel Villar reconheceu nesta terça-feira a vitória de Benigno Aquino nas eleições presidenciais nas Filipinas, em que o filho da ex-presidente Corazón Aquino aparece com ampla vantagem nos resultados parciais.

"O povo filipino decidiu. Felicito o senador "Noynoy" Aquino por sua vitória", declarou o senador Villar, que está em terceiro nos resultados parciais.

O favorito Aquino, de 50 anos, tinha 40,58% dos votos após a apuração de 57% dos votos, segundo o presidente da Comissão Eleitoral, José Melo.

O senador Aquino, dado como favorito pelas pesquisas para suceder a Gloria Arroyo, superava com boa margem de diferença o ex-presidente Joseph Estrada (25,72%) e o senador Manuel Villar (13,85%), segundo os resultados parciais.

O presidente filipino é escolhido em apenas um turno, por maioria simples.

Os mais de 50 milhões de eleitores convocados às urnas nesta segunda-feira deviam também renovar as 250 cadeiras do Congresso (câmara baixa), 12 dos 24 senadores, 80 governadores de províncias e mais de 17 mil representantes locais.

"Noynoy" Aquino é herdeiro de uma importante dinastia política.

Sua mãe, Corazón Aquino, liderou a revolução que em 1986 tirou do poder o ditador Ferdinand Marcos, e depois tornou-se presidente. Seu pai, Benigno "Ninoy" Aquino, foi assassinado em 1983 quanto tentava voltar do exílio nos Estados Unidos para liderar o movimento democrático contra o regime de Marcos.

Após passar os últimos 12 anos entre o Congresso e o Senado, Benigno Aquino, formado em economia, fez da luta contra a corrupção e a pobreza os lemas de sua campanha presidencial.

Adversário reconhece vitória de Aquino nas presidenciais filipinas

Manuel Villar: derrota admitida nas presidenciais filipinas

Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir