Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-05-2010

Eurocontrol espera progressiva normalização do tráfego aéreo
Turista desenha um sorriso em placa coberta pelas cinzas do vulcão
Eurocontrol espera progressiva normalização do tráfego aéreo
Foto:Halldor Kolbeins, AFP

A Agência Europeia para a Segurança na Navegação Aérea (Eurocontrol) espera que durante o dia de hoje a área da Europa afetada pela nuvem de cinza procedente da Islândia se reduza e que a maior parte dos aeroportos atualmente fechados possam voltar a operar.

A nuvem vulcânica obrigou a manter por enquanto fechados os aeroportos do norte e centro de Portugal, noroeste da Espanha e a zona norte da Itália (Milão, Pisa e Florença, incluídos).

Eurocontrol espera que operem hoje na Europa 24,5 mil voos, 500 menos do que o número habitual para um domingo nesta época do ano, segundo a agência comunitária.

— As erupções estão ainda afetando substancialmente o espaço aéreo europeu, em particular entre o solo e os 20 mil pés — explicou em comunicado.

O Eurocontrol espera que "durante o dia (...) a área afetada pela nuvem de cinzas se reduza e que a maior parte dos aeroportos atualmente fechados sejam reabertos".

Na Bélgica, os analistas aguardam a chegada de uma pequena quantidade de cinzas ao sul do país, mas descartam a necessidade de interromper o tráfego aéreo.

Enquanto isso, os voos entre Europa e América seguem sendo afetados pela presença de cinza no Atlântico, o que está obrigando a efetuar "desvios significativos" para evitar a zona afetada, assinala Eurocontrol.

— Isto está produzindo atrasos. No entanto, não se registrou um número significativo de cancelamentos" nas rotas transatlânticas — conclui.

Eurocontrol espera progressiva normalização do tráfego aéreo
Nuvem de fumaça procedente da Islândia fechou aeroportos

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir