Categoria Educação  Noticia Atualizada em 11-05-2010

Itapemirim é o único a participar do Projeto Educanvisa
Ao todo 16 servidores municipais estão empenhados no projeto que promove saúde nas escolas.
Itapemirim é o único a participar do Projeto Educanvisa

As Secretarias Municipais de Saúde e Educação de Itapemirim estão empenhadas no Projeto Educanvisa, que capacita profissionais das vigilâncias sanitárias e professores do ensino fundamental da rede pública, para desenvolver ações educativas e trabalhar em salas de aula temas relacionados ao uso racional de medicamentos.

A capacitação faz parte do Educanvisa, Projeto de Educação Para Consumo Responsável de Medicamentos e de Outros Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária. O projeto é fruto do convênio firmado entre a Anvisa e o Conselho Federal Gestor do Fundo de Direitos Difusos do Ministério da Justiça com objetivo de desenvolver ações e estratégias em educação e comunicação em saúde para os mais diversos segmentos da sociedade, com orientações sobre o consumo responsável de medicamentos e de outros produtos sujeitos à vigilância sanitária, bem como sobre os riscos da automedicação e da influência da propaganda enganosa, abusiva e errônea.

Itapemirim selecionou 13 professores das quatro maiores escolas do município, uma coordenadora e dois profissionais da vigilância sanitária para participar do projeto Educanvisa. No último encontro os participantes se encarregaram de realizar alguns projetos a serem apresentados em Brasília, nos dias 17 e 18 de maio.

"Durante esse período realizamos uma série de programas nas escolas: palestras com profissionais da vigilância, teatros, confecções de cartazes e folders, história em quadrinhos e visita dos estudantes a sede do departamento de vigilância sanitária," informou o médico veterinário, Auristone Viana, um dos representantes da vigilância no Educanvisa.

Ele explica ainda como funciona a amostra dos trabalhos: "Cada professor escolhe três dos trabalhos realizados e apresentam para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, que seleciona os melhores e reproduz.

Além de Itapemirim outros três cidades do Espírito Santo participam do projeto, são eles: Colatina. Aracruz e Vila Velha.

    Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itapemirim - Aline Souza
 
Por:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itapemirim    |      Imprimir