Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 16-05-2010

Município de Itapemirim incentiva prática de esporte
Conhecendo a importância da prática de esporte na vida da criança...
Município de Itapemirim incentiva prática de esporte
Foto: Assessoria de Comunicação PMI

Conhecendo a importância da prática de esporte na vida da criança, o Município de Itapemirim continua fazendo sucesso com o projeto "Campeões do Futuro" do Governo do Estado. Já se passou mais de um ano desde o início das aulas de ginástica rítmica e a procura por vagas continua.

São disponibilizadas 120 vagas para meninas de 7 a 17 anos de idade, as aulas acontecem duas vezes por semana no Clube da Vila (10 Columbia). Por dia são atendidas 6 turmas. Sendo que as turmas com melhor desempenho são caracterizadas como turma de treinamento e já fizeram apresentações dentro e fora do Município.

Segundo o Professor Responsável Allan da Silva Nazareth, o projeto tem um objetivo social. "Visando à socialização e a interação das meninas, o projeto traz vários benefícios para a população. Usamos o esporte como meio de tirar as crianças da rua, onde estão sujeita a drogas e prostituição, trabalhamos muito em conjunto com a disciplina, respeito, e compromisso. Também é realizado reuniões e palestras com as famílias".

Ainda de acordo com o Professor, é muito difícil registrar desistência, quando isso acontece é geralmente pela distância, ou por não se identificarem com o esporte. A procura é sempre grande, cerca de 40 crianças aguardam por mais vagas.

Esse ano a ideia é implantar a modalidade de xadrez, com 100 vagas, todas já estão preenchidas, o material foi recebido e os professores escolhidos, o início das aulas só depende da decisão do local que ainda não foi definido, sabe-se apenas que será no Bairro Rosa Meirelles.

Saiba mais sobre esses esportes

Ginástica rítmica: A ginástica rítmica começou a ser praticada por volta da década de 20, após o final da Primeira Guerra Mundial, quando várias escolas de ginástica começaram a acrescentar novos exercícios e música à ginástica artística. Em virtude da adição desses elementos, em 1961, na União Soviética, a modalidade passou a ser chamada de ginástica rítmica.

Disputada unicamente por mulheres, a intenção inicial desta modalidade era suavizar os movimentos da ginástica e realçar a interação entre o corpo e os aparelhos. A ênfase na feminilidade foi outra constante na ginástica rítmica que incorpora, inclusive, posições e técnicas derivadas do balé clássico. A modalidade conta com cinco apetrechos, bola, arco, fita, maça e corda.

Xadrez: Um jogo de tabuleiro de natureza recreativa e competitiva. A forma atual do jogo surgiu no Sudoeste da Europa na segunda metade do Século XV. O xadrez é um dos jogos mais populares do mundo, sendo praticado por milhões de pessoas em torneios (amadores e profissionais).

O xadrez, por ser um jogo de estratégia e tática, não envolve o elemento sorte. A única exceção, nesse caso, é o sorteio das cores no início do jogo, já que as brancas sempre fazem o primeiro movimento e teriam, em tese, uma pequena vantagem.

Bruna Hemerly







    Fonte: Assessoria de Comunicação PMI
 
Por:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itapemirim    |      Imprimir