Categoria Acidente  Noticia Atualizada em 17-05-2010

Avião de passageiros desaparece no norte do Afeganistão
Um avião de passageiros com 43 pessoas a bordo desapareceu do radar nesta segunda-feira no norte do Afeganistão
Avião de passageiros desaparece no norte do Afeganistão
Foto: EPA

Cabul, 17 mai (EFE).- Um avião de passageiros com 43 pessoas a bordo desapareceu do radar nesta segunda-feira no norte do Afeganistão, segundo uma fonte citada pela agência afegã "AIP".

Da companhia Pamir Airways, uma das principais companhias aéreas afegãs, o avião fazia o trajeto entre as cidades de Cabul e Kunduz (norte) e caiu perto da região montanhosa de Salang, disse à Agência Efe a porta-voz do Ministério de Transportes afegão, Yalda Natiq.

Tanto Natiq quanto o porta-voz do Ministério do Interior afegão, Zemarai Bashary, asseguraram a Efe que na aeronave havia 38 passageiros e cinco tripulantes, e a primeira disse que todos morreram no acidente.

Embora nenhuma das fontes tenha confirmado a presença no avião de cidadãos de outros países, o diretor do aeroporto de Kunduz, Abdul Hameed, declarou à agência afegã "AIP" que a bordo estavam oito passageiros e três tripulantes estrangeiros.

Segundo Natiq, o avião de Pamir Airways saiu de Cabul às 8h30 no horário local (1h em Brasília) e, segundo a "AIP", os operadores aeroportuários perderam contato na região de Jabul Siraj, a 36 quilômetros ao norte da capital.

Bashary disse à "AIP" que um helicóptero afegão voou à região para rastreá-la à procura do avião e que o Ministério do Interior pediu à força de Assistência para a Segurança no Afeganistão (Isaf) que contribua com suas aeronaves não-tripuladas.

Em comunicado, a Isaf informou pouco depois que a força da Otan "está ajudando" às autoridades afegãs nas buscas.

A fonte revelou que um avião da Isaf foi enviado à "região do desaparecimento", mas que as más condições climatológicas estavam dificultando as buscas.

Dois helicópteros da Isaf estão a caminho do local e outros dois estão prontos nos aeroportos de Bagram e Cabul para o caso de ter de resgate.

Os aviões que ligam Cabul ao norte do Afeganistão precisam sobrevoar a cordilheira do Hindu Kush. A cordilheira de Salang tem 3,9 mil metros de altitude.

Pamir Airways opera no interior do Afeganistão e também em rotas para Nova Délhi e Dubai.

Avião de passageiros desaparece no norte do Afeganistão

Um avião de passageiros com 43 pessoas a bordo desapareceu do radar nesta segunda-feira no norte do Afeganistão


Fonte: EFE
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir