Categoria Politica  Noticia Atualizada em 18-05-2010

Marataízes recebe representantes do Governo Federal
De acordo com Bruno Machado, Secretário Municipal de Pesca, a revitalização da frota pesqueira artesanal se dará por meio do financiamento
Marataízes recebe representantes do Governo Federal
Foto: Renato Alves

O Prefeito de Marataízes, Jander vidal, se reuniu esta semana com representantes do Ministério da Pesca e Aquicultura para discutir estratégias e mecanismos de financiamento para a revitalização da frota pesqueira local.

Os representantes do Governo Federal, João Dias Machado, Coordenador Nacional do Departamento de Planejamento e Ordenamento da Pesca Artesanal e Gledson Felipe, Superintendente Federal do Ministério da Pesca no Estado, estiveram em Marataízes a convite do Prefeito cumprindo uma ampla agenda de trabalho que se encerrou com uma grande reunião com dezenas de pescadores.

De acordo com Bruno Machado, Secretário Municipal de Pesca, a revitalização da frota pesqueira artesanal se dará por meio do financiamento de itens para substituição de embarcação; finalização de obras de construção de embarcações; modernização e reforma de embarcações, sendo que o programa de financiamento Federal poderá ser acessado individualmente ou por grupo de pescadores artesanais.

Jander Vidal se mostrou bastante entusiasmado com as possibilidades que se abre para os pescadores de Marataízes e região, especialmente em relação ao fato de que o Programa permite substituir mais de uma embarcação de pesca por cada pescador interessado.

Outro tema levado à discussão pelo Prefeito e que é de grande interesse da classe pesqueira local é quanto as atuais regras para a pesca da lagosta, modelo que tem recebido duras críticas por parte dos pescadores.

Nesse sentido, ficou acertado com o Superintendente Federal que será realizado uma nova pesquisa de campo, adotando as armadilhas (mazuá),tendo como base para pesquisa um dos modelos de barcos locais, a fim de se conseguir levantar com precisão as realidades locais da pesca.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Renato Alves    |      Imprimir