Categoria Politica  Noticia Atualizada em 19-05-2010

EUA negam acordo entre Irã, Turquia e Brasil sobre programa
Secretária do Estado americana anunciou novas sanções ao governo iraniano
EUA negam acordo entre Irã, Turquia e Brasil sobre programa
Foto: www.maratimba.com


Um dia após Brasil e Turquia terem celebrado um acordo sobre o programa nuclear iraniano, os Estados Unidos reagiram com força. Na prática, disseram não aos governos brasileiro e turco – e, especialmente, ao Irã.

Em Washington, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, anunciou que os EUA conseguiram chegar a um acordo com Rússia e China sobre novas sanções ao governo iraniano. O documento será votado em junho. França e Grã-Bretanha – que completam a lista de membros permanentes do conselho – possuem poder de veto, mas, na noite dessa terça, dia 18, endossaram a intenção de punir o Irã.

O documento proíbe a comunidade internacional de vender tanques, veículos blindados de combate, aviões, navios de guerra e outras armas pesadas a Teerã. Em 10 páginas, também pede um regime de inspeção internacional em embarcações suspeitas de conter cargas relacionadas ao programa nuclear ou de mísseis do Irã, e inclui sanções de caráter financeiro.

Empresas e indivíduos ficarão sujeitos a ter bens congelados e a ser proibidos de viajar para fora do Irã, país que não poderá investir em atividades sensíveis no Exterior, como mineração de urânio ou atividades relacionadas ao desenvolvimento de mísseis balísticos.

A embaixadora dos EUA na ONU, Susan Rice, disse que a resolução deverá dar "maior força" a resoluções já aprovadas e acrescentar "fortes" e novas medidas para intensificar a pressão sobre o Irã para solucionar as preocupações de que seu programa nuclear não seja pacífico.

Rice afirmou que a busca por novas sanções contra o Irã nada tem a ver com o acordo promovido pelo Brasil, o qual prevê que o Irã troque urânio com baixo enriquecimento por combustível nuclear, em território turco. A resolução tem como objetivo, segundo a diplomata, punir a recusa do Irã em suspender seu programa de enriquecimento de urânio e seu plano para construir mais 10 novas usinas e reatores nucleares.

Itamaraty se recusou a discutir punições

O Brasil, porém, sentiu-se atingido. Recusou-se a discutir o esboço da resolução com novas sanções contra o Irã por causa do acordo, sob a alegação de que o acordo aceito segunda, dia 17, tem por objetivo, justamente, evitar sanções.

– Não vamos participar de nenhuma discussão neste momento porque sentimos que existe uma nova situação. Houve um acordo muito importante na segunda-feira – disse Maria Luiza Ribeiro Viotti, embaixadora do Brasil na ONU, ao se retirar da reunião.

E a atuação do Brasil não ficará apenas nessa retirada da reunião de terça, dia 18. Mesmo que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenha evitado comentar o esboço de sanções, já está certo: o país não participará, também, da votação. Mais: na noite de terça, os governos brasileiro e turco preparavam documento pedindo à ONU que cesse a apreciação das sanções, porque consideram haver espaço aberto para a diplomacia, por conta do acordo de segunda-feira.

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, criticou a atuação dos EUA, reclamando que o acordo para evitar as sanções é resultado de uma negociação, e não da confrontação. Trata-se, disse ele, de um resumo dos "avanços notáveis em relação às situações anteriores".

De acordo com Amorim, é a primeira vez que o Irã aceita, por escrito, uma proposta relativa ao seu programa nuclear, sem impor condições.

– Também pela primeira vez, e por escrito, o Irã aceita que se trata de 1,2 mil quilos de urânio, que é exatamente a proposta original da própria Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea). Além disso, o Irã se compromete a enviar seu urânio levemente enriquecido para a Turquia – argumentou o chanceler brasileiro, que lembrou o fato de o Irã ter se comprometido a escrever uma carta para a Aiea, no prazo de uma semana a contar de segunda-feira, comunicando sua decisão sobre o acordo com o Brasil e a Turquia.




EUA negam acordo entre Irã, Turquia e Brasil sobre programa nuclear
Secretária do Estado americana anunciou novas sanções ao governo iraniano




Fonte: clicrbs
 
Por:  Joilton Cândido Vasconcelos    |      Imprimir