Categoria Meio ambiente  Noticia Atualizada em 19-05-2010

Marataízes realizará o 2º Seminário de Meio Ambiente
A primeira edição em 2009, conseguiu atrair uma platéia de 450 pessoas, que discutiram propostas sobre vários problemas ambientais
Marataízes realizará o 2º Seminário de Meio Ambiente
Foto: Renato Alves

No ano passado, com a criação e a realização do 1º Seminário Municipal de Meio Ambiente de Marataízes, Governo, comunidade e estudantes pela primeira vez na historiada cidade se uniram para discutir de forma oficial temas ligados ao Meio Ambiente local.

A primeira edição em 2009, conseguiu atrair uma platéia de 450 pessoas, que reunidas no dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), na escola Domingos José Martins (antigo Polivalente), ouviram e discutiram propostas sobre vários problemas ambientais em Marataízes.

O Seminário Municipal de Meio Ambiente de Marataízes, já pode ser considerado um dos grandes eventos promovido pela Prefeitura de Marataízes, com realização pelas Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, Secretaria de Educação e Assessoria de Comunicação.

No primeiro Seminário, Marataízes recebeu como palestrantes principais, Helimar Rabelo que é Biólogo e Professor da Faculdade São Camilo, o Promotor de Justiça da área ambiental Vagner Eduardo Vasconcelos, Aline Nunes Oceanógrafa e coordenadora do Programa Costeiro Capixaba do IEMA e a Professora Vanderleia, representante da Pastoral Ecológica.

O professor Helimar, ministrou na ocasião palestra falando sobre a Importância das Áreas de Reserva Legal para a manutenção da Fauna e Flora, apresentou um estudo de Implantação de Manejo nas plantações de café, feito na fazenda Brunoro em Venda Nova do Imigrante e buscou provar que com a preservação da mata nativa e algumas modificações feitas nas fazendas, o Agricultor pode aumentar sua produção e diminuir seus custos em até 80 % .

Já a Professora Vanderleia, representante do Pastoral Ecológica de Marataízes, levantou algumas questões em relação ao lixo. Informou que cada brasileiro produz em média 1,5 kg de lixo por dia, que 75 % dos brasileiros jogam lixo em céu aberto e mais de 50% dos lixos poderiam ser reaproveitados se os mesmos fossem separados em nossas residências.

A palestrante versou ainda sobre o projeto Catadores de Esperança, que conta com o apoio da Petrobrás e da Prefeitura municipal de Marataízes, dizendo que nesse projeto são realizados trabalhos de reciclagem do lixo, fabricação de sabão de óleo, e mais importante, que nele é realizado a promoção da ressocialização e valorização do ser humano.

Para a edição desse ano, a Prefeitura de Marataízes já iniciou a organização dos grupos que elaborarão a agenda de discussão, sendo que uma das propostas gira em torno da ampliação da discussão ambiental, através da participação direta das escolas municipais integrantes do projeto Ecoar.

Discutir o meio ambiente local e informar práticas de sucesso são alguns dos objetivos presentes no 2º Seminário Municipal de Meio Ambiente de Marataízes, de tal forma que o 2º Seminário visará alcançar a melhoria do trato ambiental e a conscientização da população em relação ao meio ambiente em Marataízes.

    Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marataízes - Renato Alves
 
Por:  Renato Alves    |      Imprimir