Categoria Educação  Noticia Atualizada em 22-05-2010

PROFESSOR JOSÉ PAULO VIEIRA
Jose Paulo Vieira é o primeiro marataízense da família Vieira
 PROFESSOR JOSÉ PAULO VIEIRA

Jose Paulo Vieira é o primeiro marataízense da família Vieira. Estudou no quase centenário Grupo Escolar José Marcelino, teve uma infância feliz entre a garotada da barra, soltando pipa, jogando bola, brincando de pique bandeira e outras coisas próprias de criança. Foi estudar no Rio de Janeiro, ainda garoto, para concluir o ensino médio, onde se formou Bacharel em Física. No ano seguinte da conclusão do curso de Física, foi para o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais-INPE, para fazer um curso de pós-graduação em Meteorologia com Ênfase em Energia Nuclear.

Dando seqüências aos estudos, volta para o Rio e realiza seu grande sonho, o de estudar no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas-CBPF,uma verdadeira casa de gênios,onde passou a conviver com os maiores nomes da Ciência no País,como por exemplo,o Brilhante Físico César Lates,o Prof. José Leite Lopes e outros grandes nomes da Ciência Latina.No CBPF, ainda teve o privilégio de Cursar Mecânica Quântica com o Professor José Leite Lopes.Prosseguindo aos estudos,migrou para o Observatório Nacional-ON,para estudar Astrofísica,onde conheceu outro grupo de Cientistas de primeira grandeza,como por exemplo,o Dr. Mário Chamber que deu grande contribuição para a Astronomia e outros pesquisadores,alguns integrantes da NASA.

Quando estava noCBPF,assumiu a cadeira de Física na Faculdade de Cabo Frio a Ferlagos,onde trabalhou 14 anos.Ali desenvolveu seu primeiro trabalho de pesquisa,sobre Poluição em Escala Planetária.Na Faculdade de Cabo Frio teve seu trabalho facilitado devido sua interação com o quadro docentes, quase todos integrantes do Centro de Pesquisas e Estudos do Mar da Marinha do Brasil em Arraial do Cabo,o mais importante Centro de Estudos do mar da América latina.

Em 1986, ainda em Cabo Frio, deu início ao trabalho de pesquisa em Energia Gravitacional que desenvolve até hoje. Em 1993 volta para Marataízes para trabalhar nas empresas da família, e ajudou a implantar o novo Município como secretário de Planejamento. Uma bela experiência. Hoje o Prof. José Vieira leciona na Escola Domingo José Martins, trabalha com a família nos negócios e continua seu trabalho de pesquisas. Acaba de lançar sua obra UM PLANO PARA O UNIVERSO, onde descreve com uma linguagem simples e objetiva, a relação entre os Fenômenos Atmosféricos, Geofísicos, Sociais, a Fome e os Agentes Infecciosos com as Profecias Bíblicas do Antigo e do Novo Testamento.

Mostrando que, na verdade, todos estes eventos fazem parte de um grande plano elaborado pelo Criador do Universo.

O Prof. José Paulo Vieira sempre procurou contribuir com todos naquilo que lhe é solicitado. Talvez, como decorrência deste fato, nunca tenha faltado à presença de inúmeros amigos e colaboradores em sua vida. Preocupado também com as Artes e Cultura do nosso Município, apoiando literalmente a Confraria das Artes, Cultura e Letras de Marataízes e do Estado do Espírito Santo, ocupando deste a sua fundação em outubro de 2009 a vice-presidência e em destaque ainda maior doou a Confraria muitos exemplares de sua fantástica obra, á qual esta sendo divulgada em vários Estados, enaltecendo os gênios capixabas e Marataízenses.

Bárbara Pérez.
Escritora.




    Fonte: A Autora
 
Por:  Bárbara Pérez    |      Imprimir