Para entender melhor a APO, Administra��o por Objetivos, veremos as suas principais caracter�sticas:
1 � Estabelecimento conjunto de objetivos entre o executivo e o seu superior:
A maior parte da APO utiliza o estabelecimento conjunto de objetivos, o executivo e seus superiores participam do processo de estabelecimento e fixa��o dos objetivos.
2 � Estabelecer objetivos para cada departamento:
Basicamente a APO est� fundamentada no estabelecimento de objetivos por posi��es de ger�ncia. Os objetivos, em alto n�vel, podem ser denominados de objetivos, metas, alvos ou finalidades, por�m a id�ia b�sica � a mesma. Determinar os resultados que um gerente em determinado cargo dever� alcan�ar.
3 � Interliga��o dos objetivos departamentais:
Correlacionar os objetivos dos v�rios �rg�os ou gerentes envolvidos, mesmo quando os objetivos n�o se ap�iam nos mesmos princ�pios b�sicos. Formar uma vis�o de conjunto.
4 � Elaborar planos t�ticos e planos operacionais, com �nfase na mensura��o e no controle:
Ap�s a defini��o dos objetivos departamentais, elaboram-se os planos t�ticos e os planos operacionais para alcan�a-los. Como a APO enfatiza a quantifica��o, a mensura��o e o controle, torna-se necess�rio mensurar os resultados atingidos e compar�-los com os resultados planejados. Somente os resultados que podem ser mensurados podem ser aplicados a APO.
5 � Cont�nua avalia��o, revis�o e reciclagem dos planos:
� necess�ria uma avalia��o cont�nua dos planos na abordagem da APO, para a corre��o do rumo para se alcan�ar o resultado esperado. Na APO h� um ciclo que envolve as seguintes etapas:
� Fixa��o dos objetivos Globais da empresa;
� Elabora��o do Planejamento Estrat�gico;
� Fixa��o dos objetivos departamentais para o ano;
� Elabora��o do plano t�tico do departamento;
� Desdobramento do Plano T�tico em Planos Operacionais;
� Avalia��o dos resultados alcan�ados em compara��o com os objetivos departamentais;
� Revis�o nos planos ou nos objetivos departamentais.
� Avalia��o dos recursos alcan�ados em compara��o com os objetivos departamentais.
6 � Participa��o atuante da chefia:
H� uma grande participa��o do superior, o controle � centralizado.
7 � Apoio intenso do staff:
A implanta��o da APO requer o apoio intenso de um staff previamente treinado e preparado. A abordagem do tipo "fa�a voc� mesmo" n�o � aconselh�vel em APO, pois exige integra��o e coordena��o de esfor�os.
Resumindo, a APO �:
Uma T�cnica participativa de planejamento e avalia��o, atrav�s da qual superiores e subordinados, conjuntamente, definem aspectos priorit�rios e estabelecem objetivos (resultados) a serem alcan�ados, num determinado per�odo de tempo e em termos quantitativos, dimensionando as respectivas contribui��es de cada departamento (metas). E acompanham sistematicamente o desempenho (controle) procedendo �s corre��es necess�rias
Ramon Barros
Fonte: O Autor
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