Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 04-06-2010

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE E DA ECOLOGIA
Dia 5 de junho � O Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia, e esta data � um bom momento para refletirmos a respeito da nossa atua��o e sobre se temos feito a nossa parte, contribuindo para a preserva��o da nossa cidade, do nosso bairro e do planeta em
DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE E DA ECOLOGIA
Foto:


Essa data foi recomendada pela Confer�ncia das Na��es Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Su�cia. Por meio de uma lei assinada em maio de 1981, o governo brasileiro tamb�m decretou no territ�rio nacional a Semana Nacional do Meio Ambiente, que � comemorado pelas escolas, prefeituras e associa��es comunit�rias.
Celebrado de diversas maneiras, esse dia � aproveitado em todo o mundo para chamar a aten��o pol�tica para os problemas e para a necessidade urgente de a��es, pois vivemos em um mundo com recursos naturais finitos que est�o sendo rapidamente utilizados e sem darmos tempo � natureza para a sua devida reposi��o. Aproveitamos esta oportunidade para lembrar aos nossos governantes sobre a necessidade de uma gest�o que seja sustent�vel nas abrang�ncias econ�mica, social e ambiental. Precisamos pedir aten��o para a implementa��o de a��es em nossas cidades, como: um eficiente recolhimento de lixo e correta destina��o dos res�duos s�lidos, tratamento de �gua e esgoto, demarca��o de �reas de preserva��o ambiental, apoio a projetos s�cio-ambientais, incentivo � reciclagem e pesados investimentos em educa��o.
A educa��o � quem d� o norte a uma na��o, na medida em que abre os olhos das pessoas para novas realidades. O conhecimento amplia os horizontes e desenvolve as nossas potencialidades. Precisamos de educa��o verde dentro de casa e nas escolas, ensinando adultos e crian�as as pr�ticas de consumo consciente, e precisamos que as empresas consigam sair dessa pr�tica linear que tira a mat�ria-prima da natureza, cria um produto, e, em pouco tempo esse produto vai virar um rejeito que simplesmente n�o tem para onde ir. Temos que entrar com os dois p�s na era dos 3R e demonstrar a nossa atitude com a Redu��o de uso de produtos descart�veis e de produtos que possuam muitas embalagens, de sacolas pl�sticas e de produtos como o isopor; Reuso sempre que poss�vel e que a Reciclagem se torne um h�bito em nossas vidas.
A consci�ncia nos faz donos de n�s mesmos e conhecedores das nossas atribui��es e da abrang�ncia das nossas a��es. Enquanto a ignor�ncia nos assemelha aos "homens-coisa" de Paulo Freire, a educa��o e a disposi��o para o novo nos torna "homens-sujeito", com discernimento, personalidade e motiva��o para fazer o que achamos que � certo.
Que neste dia 5 de junho e em todos os dias de nossa vida, saibamos enxergar com os olhos da consci�ncia, da justi�a e da compreens�o que o nosso mundo � um organismo vivo, e que todos os elementos da natureza funcionam de forma complementar e inter-relacionada.


Fonte: A AUTORA
 
Por:  Isabella Marinuzzi    |      Imprimir