Categoria Politica  Noticia Atualizada em 10-06-2010

Marina Silva evita temas polêmicos.
Verde vai criticar alianças dos outros partidos, propor aliança com a sociedade e destacar temas como empreendedorismo e inovação
Marina Silva evita temas polêmicos.
Foto: http://1.bp.blogspot.com/_9I6nqYuWqmA/SoVcF4kacmI/AAAA

A candidata tem sido cobrada a respeito de sua posição sobre esses assuntos devido a sua religiosidade e por disputar a presidência em um partido que historicamente defende essas bandeiras.

De acordo com integrantes de sua equipe ouvidos pelo iG, os temas não são de maior urgência para o Brasil e este é o momento de Marina passar uma visão de "estadista", e não tratar de questões pontuais.
Para que esses temas não passassem em branco na convenção, coube ao seu coordenador-executivo da campanha, Alfredo Sirkis, dizer que apesar das convicções pessoais de Marina, esses assuntos devem ser tratados de forma laica. Ele destacou que a candidata defende a realização de um plebiscito sobre a união civil entre pessoas do mesmo sexo.
Outro coordenador da campanha, Luciano Zica, responsável pela agenda da candidata, admite que é necessário que a candidata e o partido sejam mais claros para a sociedade quanto a tais assuntos, mas afirmou que esses "não entram" no discurso. Ele acredita que os adversários usam as convicções religiosas de Marina para dizer que, se eleita, seria contrária à diversidade.

"Precisamos explicitar melhor essas ideias porque senão usam isso para fazer proselitismo. Uma coisa é a visão pessoal e a religiosidade de cada um, outra é discutir isso com a sociedade de forma democrática", disse.

Marina deve falar aos correligionários por volta das 15h. De acordo com sua assessoria de comunicação, ela ficou até as 4h de hoje dando os retoques finais em seu discurso. No momento, descansa em um hotel em Brasília, acompanhada de uma filha.

Ao discursar, a candidata vai contrapor as alianças tradicionais dos rivais José Serra e Dilma Rousseff, formadas em torno de partidos políticos – que ele critica pelo fisiologismo – e defenderá uma parceria direta com a sociedade, por meio dos "organismos vivos sociais".

O centro de sua fala vai focar educação, inovação e empreendedorismo. Para Marina, essa é a base que pode o país ao desenvolvimento sustentável. Nesse contexto, Os programas sociais de "terceira geração" também serão apresentados.

Ela vai destacar ainda a participação do empresário Guilherme Leal, presidente da Natura, vice em sua chapa como um exemplo de inovação, empreendedorismo em prol do desenvolvimento sustentável.
A proposta do Código Florestal, criticada nesta quarta-feira por ela em entrevista coletiva, também será abordado. Marina conclama a sociedade a se envolver mais com a questão para impedir a aprovação do projeto do deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB-SP).

 
Por:  Miguel R. Pereira Netto    |      Imprimir