Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-06-2010

Petrobras sobe após aprovação de capitalização pelo Senado
Papéis reagem a provação do projeto de lei para uma das maiores ofertas já realizas no Brasil.
 Petrobras sobe após aprovação de capitalização pelo Senado
Foto: www.maratimba.com

São Paulo - As ações da Petrobras (PETR3) (PETR4) abriram em alta nesta manhã, após a aprovação pelo Senado, na madrugada desta quinta-feira (10), do projeto de lei para a capitalização da petrolífera, por 44 votos a favor, 6 votos contrários e 5 abstenções. As ações preferenciais da estatal, as mais negociadas da bolsa brasileira, avançavam 1,79% após uma hora de abertura da BM&FBovespa. As ordinárias tinham valorização de 1,7% no mesmo horário.
A oferta, que é prevista para o início de julho, é um dos pontos altos do calendário dos investidores em 2010, e prevê o aumento de capital da empresa por meio da cessão de direitos de exploração de até 5 bilhões de barris de petróleo em áreas não licitadas do pré-sal. A expectativa é que a capitalização alcance até 50 bilhões de dólares, mas o valor ainda pode variar, uma vez que a estatal pediu aos acionistas autorização para emitir até 150 bilhões de reais em ações.

Como trata-se de umas maiores ofertas já realizadas em todo o mundo, a expectativa dos mercados se volta para a condução dos termos e o detalhamento do processo pelo governo. Já é quase consenso dos especialistas, porém, a atratividade do preço das ações, classificadas como baratas pelos analistas. O primeiro passo para a definição será dado no dia 22 de junho, quando uma assembleia extraordinária irá aprovar o volume financeiro final a ser incorporado.

Outro ponto de destaque é a definição de quanto os investidores que já detêm papéis da empresa terão de capitalizar para não serem diluídos - serão necessários por volta de 30% a mais de suas atuais posições para manter a proporção da estrutura acionária, diz relatório divulgado pela corretora Socopa hoje e assinado pelo analista Osmar Camilo.

A aprovação ajudou a esquentar o Ibovespa, que opera em terreno positivo, com alta de 1,93% por volta das 11 horas, reagindo ao fechamento em queda 0,57% na tarde de ontem.

 
Por:  Miguel R. Pereira Netto    |      Imprimir