Categoria Vírus & Cia  Noticia Atualizada em 25-06-2010

Regionalização do Turismo é debatido em Marataízes
Marataízes realizou sua primeira Oficina de Planejamento e Fortalecimento da gestão municipal de turismo.
Regionalização do Turismo é debatido em Marataízes
Foto: Renato Alves



Através de um esforço integrado de todas as Secretarias Municipais com o apoio do Sebrae e do Governo do Estado, Marataízes realizou nos dias 16 e 17 de junho, sua primeira Oficina de Planejamento e Fortalecimento da gestão municipal de turismo.

Coube a cada Secretaria Municipal convidar dentro de seu segmento de atuação, os atores econômicos que de alguma forma se relacionam com a teia estrutural da cadeia turística local.

Empresários da rede hoteleira, comércio, associações, artesãos e representantes de diversas outras categorias, discutiram nesses dois dias com o Poder Executivo as características e oportunidades para o desenvolvimento turístico de Marataízes.

Rotas turísticas regionais e domésticas, treinamento de mão de obra, infra-estrutura local e rede de relacionamento comercial, foram alguns dos temas debatidos e tabulados em um cronograma de atividades que agora servirão de parâmetros para novos planejamentos.

Achei a iniciativa excelente, é importante juntar os segmentos produtivos da sociedade para discutir o turismo local, contudo, notei que falta uma maior conscientização do empresariado, falta mobilização, precisamos reativar a Associação Comercial de Marataízes, pois como hoje a mesma só existe no papel, deixou de ser o centro aglutinador da classe empresária, e acredito que a Associação é o instrumento adequado para promover esta união, afirma a empresária Lia Fernandes.

Já Jander Vidal, Prefeito de Marataízes, que fez questão de acompanhar vários momentos da Oficina, destacou a importância do planejamento integrado que atualmente é desenvolvido na Administração de Marataízes, também fez questão de frisar a importância do engajamento dos diversos segmentos econômicos na discussão desse planejamento, como sendo essa união um fator fundamental para o desenvolvimento turístico da região.



    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Renato Alves    |      Imprimir