Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-06-2010

Representantes de APAEs e Pestalozzis lotam Assembléia
A reunião teve o objetivo de mostrar toda a indignação com o Ministério da Educação, que determinou, sem consulta alguma, a inclusão dos alunos especiais nas escolas regulares.
Representantes de APAEs e Pestalozzis lotam Assembléia
Foto: Mário Moreira

Com um discurso contundente contra a forma como foi tratada a inclusão dos alunos com necessidades especiais assistidas pelas APAEs e Pestalozzis, a Vice-prefeita Dilcéa Marvila foi aplaudida de pé pelos presentes que acompanharam a audiência publica organizada pelo Deputado Vandinho Leite na Assembléia Legislativa.

A reunião teve o objetivo de mostrar toda a indignação com o Ministério da Educação, que determinou, sem consulta alguma, a inclusão dos alunos especiais nas escolas regulares.

Na luta pela permanência dos alunos nas APAEs e Pestalozzis, por considerar que estas instituições estão altamente preparadas para atender os alunos especiais, a Vice-prefeita ganhou dois aliados de peso, o Deputado Estadual Vandinho Leite, Presidente da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa e o Deputado Cláudio Vereza, um lutador histórico pela inclusão dos deficientes.

Em sua fala, o Deputado Vandinho Leite relatou que não medirá esforços para melhor atender estes alunos, "organizei esta audiência para discutirmos o pode ser feito, não podemos aceitar imposições que prejudiquem a nossa população, vamos analisar o que poderemos fazer, mas um fato é certo, estou do lado de vocês, contem comigo para o que for preciso para revertemos esta situação".

Já o Deputado Cláudio Vereza falou das dificuldades de toda população deficiente, "por ser cadeirante, já senti na pele as dificuldades que a sociedade nos impõe, e como já foi dito nesta reunião, creio que a rede regular de ensino não está preparada para receber estes alunos, que merecem atenção especial, quero falar para a vice-prefeita Dilcéa Marvila que pode contar com todo meu apoio, vamos lutar para que estes alunos não sofram as conseqüências de uma atitude mal tomada do Ministério da Educação".

Notadamente emocionada, Dilcéa Marvila explicou os motivos que a fizeram entrar na luta contra a decisão do Conselho Nacional de Educação, "primeiro quero registrar que ninguém aqui é contra a inclusão, mas inclusão tem que ser feita com carinho, amor e principalmente respeito, o que não foi feito, simplesmente editaram uma lei e mandaram os alunos das APAEs e Pestalozzis para a rede regular, e todos nós sabemos que a rede regular não tem o mínimo de estrutura para atender esses alunos".

Falando para as APAEs e Pestallozzis de todo o estado, Dilcéa convocou-os para entrarem nesta luta unidos, "as APAEs e Pestalozzis são reconhecidas mundialmente pelos seus belos trabalhos feito com os alunos especiais, temos estrutura física e de pessoal para atender com carinho e respeito esses alunos, não podemos deixar uma lei feita por pessoas que não conhecem a fundo o problema prejudicar nossos alunos tão especiais, vamos nos unir e lutar pelos direitos desses alunos".

O plenário da Assembléia ficou lotado, representantes das APAEs e Pestalozzis de todo estado prestigiaram o evento, que ocorreu no ultimo dia 18/06/2010.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Mário Moreira    |      Imprimir