Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 29-06-2010

QUANDO A TIMIDEZ VIRA BLOQUEIO
Em um recente Curso de Orat�ria, tivemos a grata presen�a de Fernanda...
QUANDO A TIMIDEZ VIRA BLOQUEIO

Em um recente Curso de Orat�ria, tivemos a grata presen�a de Fernanda (nome fict�cio). Ela chegou com muita garra para vencer a inibi��o que a acompanha desde a inf�ncia. Nas apresenta��es iniciais quase que a voz n�o sa�a, baixinha e sua pele tomava todas as tonalidades do vermelho, indicando nervosismo e timidez. Exercitamos Fernanda durante todo o Curso de Orat�ria e a cada etapa v�amos um grande potencial de comunica��o sendo despertado.

Simp�tica, educada, muito inteligente e uma mo�a muito bonita: esta � Fernanda com todo seu potencial para alcan�ar o sucesso. Mas com bloqueios devido a v�rios fatores que come�amos a estudar e ajudamos que ela quebrasse estes obst�culos.

N�o sou Psic�logo, mas dentro de minha �rea de Comunica��o, e com uma pequena experi�ncia em Orat�ria, encontramos dois grandes motivos para os bloqueios da Fernanda: o primeiro deve-se a mudan�a de estado: um choque de culturas que ela viveu durante a inf�ncia.

Deixou seus amigos, sua escola, sua casa, durante as descobertas que a idade permitia. Foi para outro lugar diferente, com cultura e pessoas totalmente desconhecidas. Se bloqueou, com medo de ser rejeitada. Outro ponto importante: a fam�lia dava mais aten��o aos irm�os que a ela. N�o soubemos o motivo. At� em casa ela era fechada, enquanto a fam�lia era toda comunicativa e interagia com freq��ncia. N�o � culpa dos Pais, mas �s vezes alguns d�o muita aten��o para determinado filho, esquecendo de outro. Pode ser por prote��o, achando que o filho � mais fr�gil, carente ou por ter passado por algum problema de sa�de.

N�o sou M�dico mas sabemos que sob o ponto de vista cl�nico, n�o � considerada uma doen�a, por�m, em n�vel acentuado, possa trazer algumas complica��es de ordem psicossom�tica. Os maiores problemas, na pr�tica, s�o de ordem social.

Segundo Bernardo Carducci (Shyness: The New Solution, in Psychology Today, Janeiro de 2000), 75% das pessoas apresentam condutas t�midas diante de estranhos. Isso quer dizer que tr�s entre quatro pessoas t�m dificuldade para se relacionar plena e objetivamente na sociedade.

Algumas crian�as reagem com agressividade, outras ficam doentes e tem aquelas que regridem, ficando infantilizadas. No caso de nossa querida Fernanda ela bloqueou sua comunica��o, fechando-se em seu mundo, sem expressar suas emo��es. Por isso, agora, j� com seus vinte anos ela luta para vencer o medo de falar em p�blico.

Seus objetivos talvez agora, n�o sejam de se tornar uma grande palestrante ou apresentadora de TV, mas sua autoestima e sua seguran�a est�o abaladas. Ap�s todo o Curso de Orat�ria, ouvimos a voz de Fernanda sair com mais intensidade, e sua respira��o estava mais tranq�ila. Claro que ela ter� que se exercitar muito, treinar e enfrentar todas as oportunidades que tiver para falar em p�blico: na Igreja, na Faculdade, em reuni�o de amigos ou durante eventos familiares. � um processo longo mas que trar� de volta a Fernanda a alegria de viver intensamente, sendo admirada tamb�m por sua comunica��o.

Todos n�s temos um grau de timidez. Alguns s�o bem insignificantes, causando sempre as opini�es "fulano n�o � t�mido" ou "beltrano � cara de pau", mas isso n�o � verdade. O que temos certeza � que a forma��o do car�ter de nossos filhos ir� influenciar seu desempenho como adolescente e adulto. Criar indiv�duos comunicativos, que interagem, exp�em suas id�ias e mostram suas emo��es � o melhor caminho para adultos que debatem id�ias, respeitam os semelhantes, se superam a cada dia com bom car�ter e valores nobres.

Comunica��o � tudo na vida. Por isso quanto mais qualidade tivermos em nossa integra��o com o mundo e seus indiv�duos, sabendo controlar nossos impulsos e rea��es, mais r�pido alcan�aremos o sucesso. Pense nisso e boa sorte! Visite nosso site www.ramonbarros.com e leia novos artigos.

    Fonte: O Autor
 
Por:  Ramon Barros    |      Imprimir