Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-07-2010

Marataízes conquista Centro de Pesca Integrado
Marataízes um dos principais pólos pesqueiros do Espírito Santo receberá obras do Cipar na foz do rio Itapemirim.
Marataízes conquista Centro de Pesca Integrado
Foto: Mario Moreira


Primeiro Marataízes conquistou o direito de refazer a pesquisa que atualmente impede os pescadores artesanais de realizarem a pesca da lagosta nos moldes tradicionais.
Agora a cidade conquista junto ao Governo Federal a implantação de um Centro Integrado da pesca Artesanal – Cipar.

Marataízes que é um dos principais pólos pesqueiros do Espírito Santo, realizou recentemente uma grande solenidade pública que contou, dentre outras autoridades, com a presença do Ministro da pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, a fim de promover a cessão por 20 anos de uma área 2.072 metros quadrados para que o Governo Federal possa implantar o Cipar em Marataízes.

O Cipar de Marataízes que será construído a beira da foz do rio Itapemirim, na Barra do Itapemirim, possibilitará o desassoreamento da foz, construção de atracadouro de barcos, estaleiros, mercado de peixe, câmara de resfriamento de pescado, telecentro digital, dentre outros equipamentos.

De acordo com o Ministro, "a instalação de um telecentro permitirá aos pescadores não só acessar informações que são úteis para o desenvolvimento da atividade como, por exemplo, a previsão de tempo, preços de apetrechos, preços de pescados, mercado, ou seja seja, um conjunto de informações que o pescador poderá ter através do acesso dessa tecnologia.

Além disso, permitirá oferecer cursos de capacitação de informática para os pescadores e para as famílias dos pescadores", conclui os Ministro.

A construção do Cipar de Marataízes faz parte de uma política de estado que tem por objetivo a inclusão de pescadores artesanais no mercado de venda de pescados, agregação de valor final ao produto e permitir a certificado de qualidade do material originado da pesca.


    Fonte:
 
Por:  Renato Alves    |      Imprimir