Categoria Policia  Noticia Atualizada em 28-07-2010

Marataízes participará da Pesquisa nacional de Vitimização
A pesquisa é importante no instante em que estudos internacionais apontam que a violência é em média 18 vezes maior que a apresentada pelas estatísticas oficiais.
Marataízes participará da Pesquisa nacional de Vitimização
Pesquisa pretende revelar verdadeiro tamanho da violência



Pela primeira vez no Brasil o Governo Federal ouvirá o que pensa a população sobre suas condições de vida, os fatores de risco e suas percepções quanto à segurança pública.

No Espírito Santo, apenas Marataízes e outros dez municípios foram selecionados para participar da pesquisa que está sendo desenvolvida através de uma parceria do Governo Federal, por meio da secretaria Nacional de Segurança Pública, e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

A Pesquisa Nacional de Vitimização buscará identificar as condições de vida, os fatores de risco e as percepções de insegurança presentes na população, de modo que se espera que através desses resultados o governo consiga desenvolver políticas públicas voltadas para a melhoria das condições de convivência e segurança da sociedade.

No questionário será perguntado se o entrevistado já foi ou não vítima de algum tipo de crime e qual o impacto dessa violência em sua vida. Essas informações poderão revelar de forma mais precisa a incidência de crimes por áreas e tipos de pessoas mais expostas à violência.

A pesquisa é importante no instante em que estudos internacionais apontam que a violência é em média 18 vezes maior que a apresentada pelas estatísticas oficiais, uma vez que grande parte da população não registra suas ocorrências nos boletins policiais.

Para alguns, a realização de tal pesquisa no Estado pode representar o Rx que faltava para expor definitivamente o tamanho do problema e a falta de estrutura do sistema de segurança pública do Espírito Santo.

Para Marataízes, no entanto, cidade que carece de contingente policial, sobretudo policiais civis que promovam as necessárias investigações criminais, tal pesquisa pode fornecer o argumento de peso para as necessárias mudanças de conceito e reformulações de estratégias e investimentos para o setor da segurança pública em nossa região.

O mundo inteiro já conhece e reconhece o valor das pesquisas de vitimização, que são amplamente usadas desde a década de 60, quando surgiram nos Estados Unidos, e posteriormente difundidas por toda a Europa, de modo que se para nós a pesquisa representa um novo instrumento de mensuração, no restante do mundo a mesma já é vista como um importante instrumento de planejamento e investigação criminológica.

A coleta dos dados está a cargo do Instituto Datafolha e a divulgação dos resultados está prevista para fevereiro de 2011.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Renato Alves    |      Imprimir