Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 06-08-2010

Pneus velhos viram asfalto e a natureza agradece
Os pneus que antes eram jogados na natureza e queimados exalando fumaça tóxica agora são aproveitados para virar asfalto e argamassa para a construção civil.
Pneus velhos viram asfalto e a natureza agradece
Foto: José Rubens Brumana


Os pneus que antes eram jogados na natureza e queimados exalando fumaça tóxica agora são aproveitados para virar asfalto e argamassa para a construção civil. O projeto idealizado pela Vigilância Ambiental, através da secretaria de saúde de Marataízes, pioneira no sul do Estado e juntamente com Vila Velha, as únicas que reciclam pneus, conta com a parceria dos borracheiros locais e a firma RECICLENIP de Goianésia, em Goiás, que transformam os pneus em atividade ecologicamente correto. Em média são levados do balneário a cada quatro meses 30 toneladas de pneus que seriam descartados gerando um problema não só ambiental, mas de saúde, pois em seu interior são acumuladas águas que podem gerar o mosquito da dengue.
O coordenador do projeto Marcelo Machado, informou que no ano passado cerca de 120 toneladas de pneus foram tirados de circulação de Marataízes e essa atitude ajudou a manter em patamares baixos os casos de dengue no balneário. Outro funcionário da VA, Wilson Rezende é um entusiasta da idéia de criação de uma ONG para que os pneus sejam reciclados aqui mesmo e transformado em asfalto. "Vamos amadurecer a idéia e buscar recursos com da PETROBRAS e outros órgãos para viabilizarmos esse projeto. Estaremos ainda gerando emprego e renda no município", argumenta.
















    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir