Categoria Politica  Noticia Atualizada em 03-09-2010

Marataízes discute desenvolvimento comum para a Região
Marataízes aderiu ao Projeto Estratégia Regional Sul, projeto que visa adequar o planejamento municipal com o Plano de Desenvolvimento do Estado e objetiva ordenar e sistematizar os interesses comuns dos municípios participantes.
Marataízes discute desenvolvimento comum para a Região
Foto: Renato Alves



O governo de Marataízes está deliberando junto ao Governo do Estado e vários municípios do sul do estado, uma agenda comum de planejamento e ações visando o desenvolvimento organizado de toda a região sul capixaba.

De acordo com o Prefeito Jander Nunes Vidal, o município aderiu ao Projeto Estratégia Regional Sul – 2011-2021, projeto este que além de adequar o planejamento municipal com o Plano de Desenvolvimento do Estado – ES 2025, objetiva a ordenação e sistematização dos interesses comuns dos municípios participantes.

O projeto que é uma iniciativa da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) e é coordenado pelo Instituto Jones dos Santos Neves, conta com a parceria de importantes instituições, tais como: Aderes, Bandes, Findes, Movimento Empresarial Sul do Espírito Santo (Messes), Sebrae, dentre outros.

Nesse sentido, Marataízes, que participa do projeto através da microrregião administrativa Estadual Metrópole Expandida Sul - conjuntamente com os municípios de Alfredo Chaves, Anchieta, Iconha, Itapemirim, Piúma, Presidente Kennedy e Guarapari - por intermédio da Secretaria Municipal de Planejamento e da Assessoria de Comunicação do Gabinete do Prefeito, participou na noite da última quarta-feira (02/09) no auditório da Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim, da reunião de apresentação do Projeto Agenda Estratégica Regional Sul.

Conforme Gilson Amaro, presidente da Amunes, o projeto prevê a realização de uma série de atividades voltadas ao levantamento das expectativas e oportunidades envolvendo diversos atores representativos da nossa região, para ao final apresentar a definição de uma agenda local para cada microrregião, no nosso caso, a agenda da Metrópole Expandida Sul.

Para tanto, além dos momentos de diagnósticos Técnicos, estão agendados encontros temáticos com representantes das municipalidades e suas principais lideranças para debater a visão de futuro da região, os desafios estratégicos e às oportunidades da microrregião.

Para nossa região estão agendadas reuniões no dia 16 de setembro para tratar do tema ambiental; 23 de setembro infraestrutura; 30 de setembro o Social e; 07 de outubro o tema a ser discutido e analisado é o Econômico.

A participação de Marataízes neste projeto é de suma importância, uma vez que a cidade historicamente desde 2002 vêm registrando índices que revelam estagnação econômica, perda de população e empresas, de modo que é fundamental o desenvolvimento de projetos que balizem a região como um todo, afirma Jander Vidal.

O ponto de partida para a realização desse trabalho foi o atual cenário econômico do sul do Espírito Santo. Como há anos municípios da região vêm registrando índices que revelam uma estagnação do crescimento, com perda de população e de empresas, alguns dos prefeitos consideraram fundamental formular um projeto para o desenvolvimento regional.

Aparte estas reuniões, a equipe técnica da prefeitura de Marataízes agendou para 23 de setembro um encontro com representantes da Amunes no balneário, afim de apresentar à população, principalmente aos empresários e a Sociedade Organizada a síntese do projeto em questão.




    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Renato Alves    |      Imprimir