Categoria Cultura  Noticia Atualizada em 06-09-2010

Kennedy vai viver uma revolução cultural
Presidente Kennedy vai viver uma revolução cultural entre os dias 13 e a 17 próximos com a presença de diversos escritores renomados, jornalistas, poetas, cronistas, artistas plástico, cartunistas
Kennedy vai viver uma revolução cultural
Foto: Renata Mofatt

Por Luciana Maximo
Presidente Kennedy vai viver uma revolução cultural entre os dias 13 e a 17 próximos com a presença de diversos escritores renomados, jornalistas, poetas, cronistas, artistas plástico, cartunistas. Graças às presenças confirmadas desses intelectuais da arte com suas particularidades, certamente a escola vai romper o marasmo, a mesmice e a partir dessa iniciativa acredita-se numa nova postura da EEEFM Presidente Kennedey que ficou mal na mídia com índices baixos no IDEB. Esse índice acaba de ir para o arquivo morto. O tempo é outro, a gestão também e os professores que estão na sintonia assumiram a ponta da corda para levar o educandário ao pódio do sucesso.

Os artistas mais conhecidos como o cartunista Ricardo Ferraz conhecido internacionalmente pelas vinhetas na Rede Globo e com trabalho divulgado no mundo inteiro através da Organização das Nações Unidas – Onu já confirmou sua presença. Além do renomado poeta cachoeirense Evandro Moreira - com mais de 100 livros escritos em prosa, verso e literatura infantil.

A poetisa Milena Paixão – autora da obra Catarse, Renata Mofatt, cronista da Revista Cachoeiro Cult, o jornalista Roney Moraes – cronista humorístico e político. Editor do Jornal Hoje em Dia entre outros.

Nos próximos dias, a equipe pedagógica e os professores com a o aval da diretora Eliane Melo que acaba de assumir vai mudar a história da escola que carregou por anos a tarja de ser comparada a uma diabete – sem cura.

O tempo que marcou o marasmo na escola, passou, agora está no pretérito mais-que-perfeito, segundo as professoras de Língua Portuguesa, Luciana Maximo, Marlene Augusto, Michele Terra, Milka Vieira, Jussiane, Aretuza Fricks - Inglês Sueli de Espanhol – e outros que compõe a Área de Linguagens e Códigos, os de Educação Física.

Todos dispostos a inovar, estão empolgados com a semana cultural que acontece entre os dias dia 13 e a 17 a partir das 9h00 com sarau musical, mostra de arte, oficinas de argila, apresentação de curtas, cinema, declamações, artes visuais e artes cênicas entre outros.

Literatura dá o tom dia 16

Como é apaixonada por Literatura, a professora de Língua Portuguesa Marlene Augusto instigou os alunos a revirar a biografia e obras de alguns dos escritores que estarão presentes. Ela não nega que a poetisa Milena Paixão que garantiu presença fez seus alunos ficarem apaixonados pela poesia e certamente receberá uma bela homenagem produzida pelos estudantes. "Estou encantada e os alunos apaixonados. Quero o livro já", disse.

Já o poeta Evandro Moreira encantou as 6ª séries e durante uma aula treino, os adolescentes leram e vivenciaram poesias do último livro publicado.

Ontem, a 7ª série vespertina visitou os blog’s da poetisa Milena Paixão e ficaram apaixonados, lendo e comentando seus textos.

A 8ª vespertina mergulhou nas crônicas de Renata Mofatti – cronista da Revista Cachoeiro Cult – sacudiram o Blog Elogios da Loucura, da jovem poetisa e cronista.. Sem esquecer que o kenndense Willian Sizotte deixou a 6ª embasbacada com a doçura com que fala da saudade da avó, a quem dedicou seu primeiro livro de poesias. Uma Lágrima de Saudade.

Em relação às crônicas e tiradas rápidas humorísticas de Roney Moraes, a 8ª ficou ‘excitada’ com a forma com que ele brinca com as palavras e ironiza situações sérias. O circo que é país governado por tiranos analfabetos e insensíveis é visto pelo jornalista como um motivo de chacota.

Além do dia 16 em que a literatura respirar e dá o tom, outras atividades serão realizadas, como se pode constatar na programação que segue.

Para a diretora da escola, Eliane de Mello Vianna, "esse é o momento de levar ao encontro dos estudantes pessoas que vivem e respiram arte/literatura/música, artes plásticas, fotografias e outros. "Receber um cartunista internacional como Ricardo Ferraz para nós não é só uma honra, mas a possibilidade de falar de arte – inclusão social. Abrir o debate sobre preconceito e inclusão. Será um presente para nossa escola receber tão sensíveis escritores comprometidos com a nossa literatura. E mais, oportunizar nossos alunos a conviver com a arte em suas múltiplas faces", assegurou Mello.

Convites confirmados

A professora/jornalista e poetisa Luciana Maximo que foi responsável pelos convites aos escritores assegura que educação é isso. Quem faz tem de mostrar ao vivo e quem escreve precisa tocar o leitor e para falar de literatura, tem de ser alguém que respira textos. Evandro e meu mestre, Milena uma referência em poesia lírica que nos faz cair o queixo, Roney – um cara que eu tiro o chapéu, ama e adora o que faz, belisca com as pontas dos dedos em seus artigos e piadas sarcásticas, me lembra muito Gregório de Matos, a Renata Mofatti com aquela simplicidade adorável, Ricardo com seu talento incomparável e sua sensibilidade para o tratamento com assuntos sérios e fazendo cócegas na sensibilidade alheia. Willian com os pensamentos mais eloquentes nesse cotidiano agressivo, produzindo pensamentos e publicando em seu Twitter. Marilene Deps com a meiguice para falar de coisas simples em grande estilo. Mignone que infelizmente não estará conosco, com aquela inteligência de nos aconselhar com jeitinho particular dela, falando do bairrismo e das belezas de uma sociedade que precisa de intervenção, todos os convidados com seu diferencial a parte. Um dia de literatura para quem precisa reenxergar essa realidade com olhos especiais, como nós artistas das letras ", finaliza.

O cartunista aplaude a iniciativa

O cartunista Ricardo Ferraz bate palmas para a escola de Kennedy. "A educação tem o papel fundamental de estar valorizando a arte local, principalmente levar esses artistas regionais é um sinônimo de valorização, respeito ao escritor da terra. É tempo de romper com a cultura de fora, porque não promover nossa cultura, esse intercâmbio numa que promete muito para um futuro bem próximo. É importante o intercâmbio cultural com as cidades circuvizinhas. É uma iniciativa que pode fomentar os talentos de Kennedy que, como se sabe que é uma cidade que pode semear a esperança possamos colher talentos da região. É sempre louvável. Aplausos a professora Luciana que nos convidou. Já estivemos em várias escolas com iniciativa semelhantes", parabeniza.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Luciana Maximo    |      Imprimir