Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-09-2010

Baiminas vai receber novo muro de contenção
O bairro atualmente também recebe a reforma da ponte João dos Santos Filho, executada em convênio com o Estado
Baiminas vai receber novo muro de contenção
Foto: Divulgação / PMCI

Entre as mais de 40 obras em andamento hoje em Cachoeiro de Itapemirim, uma fica pronta já na próxima semana, no bairro Baiminas. Neste ano, cerca de outras 30 já foram entregues, realizadas tanto em parceria com o governo estadual quanto com recursos próprios, como as escolhidas pela comunidade por meio do Orçamento Participativo.

No Baiminas, os moradores esperavam há pelo menos cinco anos pela construção do muro de contenção da rua Ângelo Bressan, cujo barranco ameava cair sobre algumas residências. Junto com lideranças comunitárias e o prefeito Carlos Casteglione, a comunidade vai participar da solenidade de entrega do muro nesta quarta-feira (8), às 17h. O bairro também está sendo contemplado com reforma da ponte "João dos Santos Filho", em parceria com o governo estadual.

O novo muro de contenção é uma das obras executadas por meio de parceria entre a prefeitura e a Secretaria Estadual de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb). A obra durou 90 dias, com investimento de R$ 112.658,78.

Convênios como esse com a Sedurb possibilitaram a entrega de outras obras neste ano na cidade, entre elas os novos muros de contenção nos bairros Jardim América e Recanto e a reforma do Teatro Municipal Rubem Braga, no bairro Guandu, e do Cras do bairro Monte Cristo. E está em fase final a reforma da ponte do distrito de Conduru, que teve sua estrutura comprometida por fortes chuvas.

Entre as obras em andamento está também a construção do muro de contenção que vai devolver o tráfego de veículos à rua Gladstone Rubim, no bairro Sumaré. A construção do muro foi escolhida pelos moradores por meio do Orçamento Participativo.

Obras são investimento na infraestrutura da cidade

Além das obras com verba de convênio, outras mais de 20 obras entregues neste ano foram conduzidas com recursos próprios da prefeitura, principalmente na área de infraestrutura. Diversos pontos do município receberam novas redes de drenagem e adequação de redes antigas. A comunidade ganhou ainda mais segurança e tranquilidade a partir do investimento em pavimentação e escadarias, como a que liga as ruas João Marques Braga e Maria Tereza Florinda, no bairro Novo Parque.

As obras em andamento são uma continuidade da política de investimento na infraestrutura urbana, iniciada no ano passado, quando foram realizadas e entregues obras como a escadaria que liga os bairros Abelardo Machado e Santa Cecília, os muros de contenção dos bairros Gilberto Machado e Amaral, drenagem e pavimentação de diversas ruas, operação tapa-buracos e a reforma da passarela Ponte de Ferro, que teve as ripas de madeira substituídas por moderna estrutura com chapas de aço anti-derrapante.

    Fonte: Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - PMCI
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir