Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 08-09-2010

IBAMA marca Audiência Pública da Ferrous
A audiência pública é o instrumento adequado para que sugestões como a apresentada pelos técnicos ambientais possam ser efetivamente inseridas nos projetos construtivos ou preventivos desses empreendimentos.
IBAMA marca Audiência Pública da Ferrous
Foto: Planta artística do terminal marítimo da Ferrous



Cada dia que passa fica mais próximo a realidade do litoral sul abrigar uma grande indústria siderúrgica.

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (IBAMA) definiu o próximo dia 16 para a realização da audiência pública que irá discutir os aspectos ligados a emissão da Licença Prévia de Instalação do Terminal portuário Privativo da mineradora Ferrous Resources em Presidente Kennedy.

A audiência será realizada no Ginásio Poliesportivo Eraldo Lemos Correa, na Rua Projetada s/n, no Centro de Presidente Kennedy, sendo que a empresa deverá disponibilizar transporte gratuito aos residentes nos municípios de influência do empreendimento e interessados em participar da audiência.

Marataízes, preocupada com os impactos ambientais, econômicos e de infraestrutura que possam advir dos diversos empreendimentos previstos para a região, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e da Assessoria de Comunicação, órgão ligado ao gabinete do Prefeito, têm se antecipado aos demais, participando e promovendo diversos encontros com os empresários da siderurgia, entidades ambientais e econômicas, bem como com órgãos dos governos Estadual e Federal, tal como na recente reunião com representantes da Ferrous realizada na cidade.

Nesta ocasião, técnicos ambientais presentes à reunião em Marataízes, sugeriram aos representantes da Ferrous a adoção de mecanismos de proteção de dispersão de minérios durante o transporte nas esteiras, uma vez que durante certos períodos do ano nossa região sofre com a incidência de ventos muito fortes.

A audiência pública é o instrumento adequado para que sugestões como a apresentada pelos técnicos ambientais possam ser efetivamente inseridas nos projetos construtivos ou preventivos desses empreendimentos.

Na primeira fase de construção, que envolve apenas a construção do terminal marítimo, a empresa acredita que deverá ter que dragar um vão marítimo com aproximadamente 7 quilômetros de extensão, construir um quebra mar em formato de "L" com cerca de 2 quilômetros de envergadura e uma ponte para transportar os minérios até a área de atracamento de navios com mais de 5 km de extensão mar adentro.

Na parte costeira a Ferrous pretende construir um pátio com capacidade para armazenamento de cerca de 2,5 milhões de toneladas de minério.

A intervenção na região interferirá diretamente na economia e no modo de vida de pelo menos três municípios capixada: Presidente Kennedy, Piúma e Marataízes e indiretamente em vários outros, tais como Itapemirim, Cachoeiro de Itapemirim, Iconha, etc.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Renato Alves    |      Imprimir