Categoria Informativo  Noticia Atualizada em 09-09-2010

Apicultor acredita em crescimento no setor
Aldemir Gomes, de Fazenda Velha, interior de Itapemirm, cria abelhas desde 1988 e tendo superado as dificuldade próprias de qualquer principiante, diz que a apicultura está vivendo dias melhores.
Apicultor acredita em crescimento no setor
Foto: José Rubens Brumana

Com o incentivo ao pequeno produtor rural, através do Programa Federal da Agricultura Familiar, tem sido constate a participação desses produtores nas diversas feiras do gênero, tais como: a FEAFES (Feira da Agricultura Familiar do Espírito Santo), que acontece em Vitória, explicou o apicultor.
Uma vez por ano, organizada e patrocinada pelo FETAIS o INCAPER,e a FENAFRA (Feira Nacional da Agricultura Familiar Reforma Agrária), conhecida também como: Brasil Rural Contemporâneo, organizada pelo MDA, acontece alternadamente, uma ou mais vezes por ano, sempre nas grandes capitais dos estados brasileiros. "São grandes oportunidades para se comercializar tudo que procede da produção artesanal, os produtos não industrializados. Dessa forma temos agregado valor ao nosso produto, já que a população de maior renda consome o mel como alimento e não tão somente como remédio, comum na classe mais pobre", ressalta ainda que a importância de se trabalhar e conscientizar sobre a necessidade do mel como alimento preventivo de várias patologias e não apenas como curativo no sentido de diminuindo a diferença da média per capta no Brasil, que é de 120g, para a européia que chega a 2k. "Além disso, se vende, juntamente com o produto nessas ocasiões, uma história do trabalho no campo, dos mistérios que envolvem uma criação de abelhas, o despertarem da consciência da preservação da natureza, como a flora silvestre, que está diretamente ligado à atividade da apicultura. É a oportunidade ampliada da venda direta ao consumidor, que tem sido prioridade em nosso negócio", mensurou Aldemir


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir