Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-09-2010

Rede de Esgoto beneficia 4.500 moradores em Marataízes
A finalização da obra vai aumentar em 20% a cobertura na região central de Marataízes.
Rede de Esgoto beneficia 4.500 moradores em Marataízes
Rede de esgoto dada como concluída será terminada

O serviço vai atender aos bairros de Arraias e Cidade Nova e deve durar 60 dias.

Dentro de 60 dias, cerca de 4.500 habitantes de Marataízes devem ter acesso à rede de esgoto. A obra vai atender aos bairros de Arraias e Cidade Nova, e faz parte de um serviço orçado em R$ 320 mil.

A obra começou há duas semanas e consiste em colocar 320 metros de tubos e fazer 210 ligações domiciliares. O esgoto vai ser direcionado para uma elevatória com duas bombas, que vai encaminhá-lo até a estação de tratamento.

A finalização da rede vai aumentar em 20% a cobertura na região central de Marataízes. Assim, nessa área a rede de esgoto passa a atender a 80% das residências.

Outra boa notícia para os moradores é que a implantação da rede de esgoto deve acabar com as fossas. Como o lençol freático nos dois bairros é alto, em determinadas épocas, como no verão, eram freqüentes os transtornos.

"Ninguém gosta de ter uma fossa em casa. Com a rede de esgoto, vamos deixar de ter tanta preocupação", diz a dona de casa Carolina Cezário.

Em termos financeiros, o trabalho também deve gerar uma economia para prefeitura. Pois o órgão é responsável por fazer a manutenção das fossas. "Também vai trazer melhoria na qualidade de vida dos moradores ", diz o secretário Municipal de Obras, Rogério Sant’Anna.

IMPASSE SOLUCIONADO

A rede de esgoto desses bairros deveria ter sido entregue em 2007, quando a obra foi dada como concluída. Porém, ainda faltava um trecho, localizado na Rua André José Fernandes, que faria a ligação final. Após um acordo judicial, no segundo semestre deste ano, a empresa contratada assumiu a responsabilidade para terminar o serviço.

"A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) começou a questionar a obra e, então, fizeram um relatório exigindo a real conclusão. Caso contrário, a administração atual deveria devolver os recursos recebidos durante a administração passada", explica Sant’Anna.

Publicado originalmente no Jornal A Gazeta com reportagem assinada pelo jornalista Tarcisio Oliveira.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Renato Alves    |      Imprimir